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Massagem: uma ótima oportunidade para esquentar as preliminares

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Antes de começar a massagem, uma sugestão é fazer a posição do giro tântrico, que ajuda a potencializar as sensações do casal. De acordo com a terapeuta e massagista Isabelle Moura, da Companhia do Ser (espaço especializado em massagem tântrica), a posição faz com que os corpos fiquem alinhados e que a respiração, normalmente pela boca, aconteça de forma harmônica. Para isso, um deve sentar-se em postura ereta sobre as pernas do outro, que precisa estar em posição de lótus (com as pernas cruzadas) e ficar por algum tempo em contato com ele. Olhar o parceiro nos olhos é importante para aumentar a intimidade.

Imagem: holitisco

Com o parceiro deitado e, de preferência, nu, fique em posição confortável para iniciar a massagem. A mais indicada é colocar o joelho entre as pernas dele, apoiando a outra perna na lateral do corpo, como mostra a imagem. Essa posição permite maior flexibilidade para os movimentos. Com ela, você pode massagear desde os pés até o pescoço. Não jogue o óleo diretamente no corpo dele: esfregue o produto nas mãos e coloque-as nas costas do parceiro para que ele se acostume com a temperatura delas.Inicie a massagem com movimentos lentos que começam na parte de baixo das costas e chegam até os ombros. Use a palma das mãos para fazer esse movimento, jogando a força para a parte de baixo das mãos e deixando os dedos esticados e livres do peso.

A posição em que você está permite colocar força nas mãos, apoiando seu peso no corpo dele. Isso causa um impacto maior nas costas e promove o relaxamento muscular. Explore toda essa área. Na parte central, apenas tome cuidado com os ossos e leve as mãos também para as laterais do corpo, sempre em movimentos largos, circulares e de vai e vem. Estenda os movimentos para os braços e use os dedos polegares para massagear as palmas das mãos. Os dedos também podem ser acariciados de forma leve e delicada.

Em seguida, vá para as pernas. Comece pela panturrilha, que é uma região de acúmulo de tensão. Faça os movimentos com uma força menor que a aplicada nas costas, mas mantenha a forma circular e a pressão no músculo. Suba para a coxa, repetindo os movimentos. Volte para a região da panturrilha para que você possa iniciar a massagem nos pés.

Por Ester Sousa

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