9 de junho: Dia Nacional da Imunização – a importância de manter as vacinas em dia

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

14421BB7-5421-4641-9139-2FD4463F9781

Nesta sexta, 9 de junho, o Brasil comemora o Dia Nacional da Imunização e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) faz um alerta à população piauiense sobre a importância de manter as vacinas em dia, tanto para a proteção individual como para a saúde coletiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possui vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente. São mais de 38 mil salas de vacinação distribuídas pelo território nacional para que a população possa se imunizar.

“Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é o melhor método para evitar doenças e infecções. A vacinação é essencial também para a proteção da saúde coletiva e neste dia da imunização, chamamos atenção da população do Piauí para que procure os postos de saúde de seus municípios e coloquem sua caderneta de vacina em dia”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

No estado, além das vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão ainda em execução as campanhas contra a Influenza e a Covid-19, que tem como objetivo imunizar 90% do público-alvo de cada grupo prioritário.

Até esta sexta (9), 699.682 pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que corresponde a 56,94% do público-alvo, que é de 1.188.474. O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário da campanha idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Com relação à campanha contra a Covid-19, o estado já aplicou mais de 9 milhões de doses, sendo que 367.213 pessoas tomaram a vacina bivalente, disponível para a população acima de 18 anos, que tenha recebido pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes, com o intervalo de quatro meses após a última dose.

“É essencial que nossa população continue buscando os postos de saúde e se protejam contra essas e todas as demais doenças com os imunizantes disponíveis no PNI. Desta forma vamos poder erradicar e também não permitir o retorno de doenças, que já foram erradicadas de nosso país”, destaca a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.


Fonte: Governo do Piauí 

 

Compartilhe!

Veja também
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
ff9119b4-6155-4d9e-af57-a944496f138e

Eleições 2026

Reforço no efetivo será empregado durante o primeiro turno, neste domingo (4)…
WhatsApp Image 2026-10-01 at 12.23.20

TRÂNSITO

O SAMU chegou a ser acionado, mas a vítima já estava em óbito….
Matérias relacionadas
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…

IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…