Sobre União-PI
O surgimento da cidade de União não foi planejado; o próprio tempo encarregou-se de construir o seu desenvolvimento, tanto econômico quanto populacional.
Desde o princípio, em 1813, quando já havia moradores fixos no local e ainda era uma fazenda de gado conhecida como Estanhado, fundada em princípios do século XIX, União teve fortes vínculos com as atividades agropecuárias. Durante cinquenta anos, iniciados a partir de seu surgimento, o Estanhado funcionou como Distrito de Campo Maior, provinda de um ambiente pastoril, conserva ainda hoje características ligadas ao trabalho do campo, em especial, a pecuária, principal exercício do vaqueiro e, sua figura sempre esteve ligada à construção da cidade porque tudo teve início com uma fazenda de gado. Estas características podem ser vistas atualmente segundo mostra o senso do ano de 2009 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de União, possui como principal fonte de renda a indústria e serviços, além da agricultura (arroz, milho e mandioca) e a pecuária (suínos, caprinos e bovinos).
O rio Parnaíba servia de apoio para ser o porto de embarque da antiga Vila de Campo Maior onde funcionava o transporte de mercadorias e produtos, sendo assim, na época, o único ponto de embarque e desembarque da região, já que não havia estradas que interligassem os centros comerciais.
Hoje, o Porto de União não exerce mais a função de rota comercial e transporte de mercadorias para as demais cidades. Sendo navegável apenas para travessia entre o Estado do Maranhão e Piauí. Pelo rio, eram transportados produtos como azulejo, pia, linho, produção de açúcar, rapadura, folha de jaborandi, dentre outros. As coisas vinham de Campo Maior para serem conduzidos através do Porto.
Como o trabalho de embarcação comercial na Vila era frequente e importante para a fluidez da economia na região, acabou atraindo pessoas que fincaram suas residências e suas atividades de sustento no local; o pequeno território agora abrigava um emaranhado de famílias. Assim ocorre o povoamento do lugarejo, que anos depois, deixaria de ser apenas um conglomerado de gente A nova terra era dominada por ricos fazendeiros que detinham o poder no lugar. Mais tarde, passaria a adquirir a denominação de povoado, mas continuava sob jurisdição de Campo Maior.
Muitas incertezas permeiam como se deu, de fato, este progresso, existindo, porém algumas hipóteses que especulam a forma como ocorreu o início de seu povoamento. A mais provável e aceita é a de que tudo aconteceu em torno da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. O primeiro sacerdote e vigário de União foi Padre Jeronimo José Ferreira, que chegou ao Estanhado em 1817.
A povoação, depois daí, passaria a adquirir uma importância na luta de emancipação e independência do Brasil. Os moradores trabalhadores rurais da fazenda Estanhado utilizariam suas ferramentas de lida agropecuária como armas de guerra em 1823, na Batalha do Jenipapo.
Com espírito bravo para alcançar seus ideais, os vaqueiros dos primórdios do Estanhado, esqueceram-se que não bastava garra, era necessário também armas para vencer o inimigo na luta pela independência.
Em 1826, o Presidente da Província propôs a criação de uma freguesia na povoação do Estanhado e sua elevação à categoria de Vila, não tendo sido aprovada, continuou o Povoado como Distrito de Campo Maior.
Após isso, no ano de 1853, alguns acontecimentos marcariam decisivamente o processo histórico ao qual se remetia União. A partir desse período, o Estanhado tomaria os rumos que definiriam seu presente. Em sua obra, Sousa (1997) cita que, no dia 2 de abril, o Bacharel Luiz Carlos de Paiva Teixeira, assume a presidência da Província do Piauí. Em 27 de agosto, é criada uma freguesia do Povoado por Domingos Fernandes, pela Resolução Provincial nº 348.
O aniversário da cidade ocorre no dia 17 de setembro por três fatores. Bastos (1994, p. 571) menciona em seu Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí que neste dia ocorreu a Emancipação política por decreto do Presidente em exercício Bacharel Luiz Carlos de Paiva Teixeira, sob a Resolução Provincial nº 362. Ainda, segundo ele, nesta data foi criado o Município ou Vila. Até 17 de setembro, a cidade era denominada Fazenda Estanhado, depois disso, o Povoado é elevado à categoria de Vila e recebe o nome de União.
Em 1853, segundo Bastos (1994, p.571), foi fundada a capela de Nossa Senhora dos Remédios.
(…) teria sido fundada por Domingos Fernandes, genro de Manuel Carvalho de Almeida. Começou na fazenda Estanhado quando, em 25 ou 27-8-1853, pela Resolução provincial nº 348, foi criada uma freguesia no povoado. O futuro Barão de Gurguéia doou meia légua de terras para o patrimônio da vila, de frente marginando o rio Parnaíba, por uma légua de fundo na direção L, situada na data Suçuapara, onde se acha edificada a cidade.
Em 17 de Setembro de 1853, a Vila recebe o título de cidade, mas sem nenhuma documentação oficial do Estado, o que viria a acontecer somente três décadas após.
Implantada a república, Marechal Deodoro da Fonseca nomeia novos governadores das províncias. No Piauí, a função foi assumida pelo engenheiro militar e Bacharel em Direito Gregório Taumaturgo de Azevedo, que em 28 de dezembro de 1889, baixou o decreto Estadual nº 01, elevando União à categoria de Cidade. (SOUSA, 1997, p. 21).
O desmembramento da Vila de Campo Maior deu-se em 23 de outubro de 1854; no mesmo dia, o município de União era instalado. Em torno da capela, a povoação ia crescendo. Em 1862, a construção da igreja era iniciada.
Com a implantação da República no Brasil, em 1889, Marechal Deodoro da Fonseca nomeia novos governadores das Províncias. Tendo como apoio as informações de Sousa (1997), no Piauí, a função foi assumida pelo Engenheiro Militar e Bacharel em Direito Gregório Taumaturgo de Azevedo. Em 28 de dezembro deste mesmo ano, o novo Governador da Província baixa o decreto Estadual nº 01, elevando à categoria de Cidade.

Notícias Destaques


“Comprador” recebe carro e faz falso depósito, em União
Um homem de União teve seu veículo roubado após uma tentativa de venda com anúncio na internet. O depósito que...


Missa de 7º dia de falecimento da pequena Valentina é marcada por emoção
Nota da família da Valentina pelo 7º dia de seu falecimento, enviada ao Portal Clique União Familiares e amigos da...


Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado (21)
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a...


Onofre Neto e Sávio Machado lançam o show Re-União da música
Ré-União da música é um projeto que traz um show inteiro com canções de compositores Unionenses. Os artistas Onofre Neto...


Livro Brisas do Progresso de Jayra Barros será lançado no Centro Cultural de União
Hoje (13/05) haverá o lançamento do Livro Brisas do Progresso da escritora unionense Jayra Barros. O evento acontecerá no Cento...
Polícia


Homem é baleado e morto na “sexta-feira santa” (15) em União
Um tiroteio nas últimas horas desta sexta-feira (15) deixou um homem morto. Um rapaz identificado pela polícia como Vanderson Oliveira...


Suspeito de tráfico é preso com drogas e pássaros silvestres, em União
Um homem de 40 anos de idade, que não teve o nome divulgado, foi preso neste sábado (9), em União,...


Polícia apreende quatro motos e um carro com suspeita de roubo
A Polícia Militar, com guarnições de União e Miguel Alves, apreendeu na tarde desta quarta-feira,06, cinco veículos com suspeita de...


