Durante os últimos dias, alguns boatos vêm sendo repassadas nas redes sociais a respeito de supostos infectados pelo novo coronavírus, a COVID-19, no município de União.
Em entrevista a uma rádio local, o prefeito de União, Paulo Henrique, mencionou um caso em que duas pessoas que conviviam juntas apresentaram leves sintomas do Coronavírus, no entanto, trata-se apenas de suspeitas já que ambos encontram-se em isolamento domiciliar e apenas após 14 dias, se os sintomas persistirem, é que será realizado o teste para comprovação ou não da presença do novo vírus, podendo ser uma gripe comum. As informações foram retirada da entrevista do gestor, que também é médico.
“O paciente que está com suspeita se encontra em isolamento domiciliar, já que a sintomatologia apresentada é leve. Nesses casos, o indicado é que permaneça em isolamento e sendo monitorado, caso os sintomas se intensifiquem, irão ser direcionados ao Hospital. É um idoso que sofre de doenças crônicas e um jovem que vivia com ele” , explicou a assessoria da PMU.
Ambos residiam na mesma casa e encontram-se separados em observação domiciliar.
Especialistas recomendam que a pessoa fique em casa de quarentena por 15 dias porque o vírus leva de 4 a 15 dias pra se proliferar e aparecer alguns sintomas da doença. Esse aparecimento depende do paciente, que pode ser assisintomático ou sintomático.
Hoje, a Prefeitura de União decretou situação de emergência em saúde pública no município. A PMU publicou novo documento onde adota novas medidas para a prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O decreto 017/2020 delimita algumas ações e procedimentos, que são indispensáveis ao enfrentamento do vírus que se espalhou pelo mundo. LEIA, CLICANDO AQUI!
No último boletim lançado neste sábado (21), às 17h, pelo Governo do Estado, é informado que o Piauí encontra-se com 4 casos confirmados, 129 suspeitos, 62 descartados, dentre 195 notificações.
Acompanhe todas as notícias sobre o Novo Coronavírus na Aba Cidades (COVID-19), em nossas editorias no site do Clique União.