Connect with us

Covid-19

Funerárias de União são orientadas sobre regras para velórios e translado de corpos durante pandemia

Redação

Nesta quarta-feira,10, a Prefeitura de União realizou junto aos representantes de funerárias que atuam em União, uma reunião para reforçar sobre as recomendações dos procedimentos de translado e preparação do cadáver, além de outras orientações para os velórios durante a pandemia, inclusive em relação a crematórios. A reunião aconteceu após uma denúncia recebida pelo Clique União de supostas irregularidades em um enterro no Cemitério da localidade São Felipe na última segunda-feira,09.

Entre as recomendações constam: o tempo de velório deve ser o mais breve possível, sendo restringido a familiares e em quantidade reduzida; toda a vestimenta de EPI’s usada pelos trabalhadores deve ser descartada em saco plástico e queimada; não deve haver contato físico com o cadáver e nem com superfícies próximas durante o velório; entre outras orientações.

PROTOCOLO PARA FUNERAIS

De acordo com a diretora municipal da Vigilância Sanitária, Márcia Pierot, as orientações a serem seguidas pelas funerárias são oriundas da Vigilância Sanitária Estadual, feitas para serem seguidas em todo o Piauí.

“É um protocolo estadual em relação ao que deve ser feito durante o período da pandemia. O que ocorre é que em muitos casos as famílias não querem respeitar as orientações, querendo abrir o caixão ou mesmo prolongar a duração do velório, aumentando o tempo e o contato com o cadáver. Em casos assim, as empresas funerárias devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para que possamos adotar as medidas necessárias”, explica Márcia Pierot.

MORADORES DENUNCIAM VELÓRIO NO SÃO FELIPE

Na noite da última segunda-feira (08), um morador da localidade São Felipe, zona rural de União, nos enviou fotos de um enterro de uma suposta vítima de Covid-19 que estaria acontecendo no referido interior.

Segundo o internauta, a vítima da covid-19 estava sendo enterrada no cemitério do povoado São Felipe.

“A vítima, um homem de 79 anos, encontrava-se internado na UTI do Hospital Getúlio Vargas em Teresina e foi a óbito hoje. Moradores afirmaram perceber movimento suspeito na frente do cemitério quando quatro homens ficaram de guarda entre seis horas da tarde até minutos antes da chegada do carro da funerária, ás nove horas da noite.”, contou.

Fotos: Thiago Silva

Na ocasião, a Prefeitura comunicou o Clique, por meio de nota que não foi comunicada por parte da funerária responsável em relação à realização do referido enterro.

Desta forma, hoje, quarta-feira (10), às 10h, na sede da Secretaria de Obras, foi realizada uma reunião com representantes das funerárias de União e representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da Prefeitura.

FAMÍLIA E FUNERÁRIA PRECISAM SEGUIR NORMAS DE HIGIENIZAÇÃO NO VELÓRIO E ENTERRO 

No caso, as famílias tratam direto com as funerárias, as quais são responsáveis por seguirem as normas de higienização orientadas pelos órgãos de saúde.

Contudo, para aquelas que necessitam do amparo municipal, a Secretaria de Obras está à disposição para auxiliar nos procedimentos em relação ao enterro.

VELÓRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

O G1 Piauí abordou o tema em uma de suas reportagens. Em tempos de pandemia, o luto é um sentimento cada vez mais frequente e mais difícil de lidar. Com algumas restrições a velórios e sepultamentos para mortes por Covid-19 ou não, muitos familiares se sentem angustiados.

Em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, as cerimônias de homenagem e despedida de falecidos acontecem sob restrições. Os velórios têm tempo e circulação de pessoas reduzidas e alternativas como o velório virtual estão sendo adotadas.

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Educação2 dias atrás

Enem 2024: Prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta sexta

Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26/4) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame...

Geral2 dias atrás

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para o Piauí

O Ministério da Saúde, anunciou, nesta quinta-feira (25/4), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios em...

Clique em Teresina2 dias atrás

Enem dos concursos: candidatos já podem conferir o local de prova

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, já podem conferir o seu local de prova....

Destaques3 dias atrás

ALEPI aprova meia-passagem para estudantes da Grande Teresina

Após a audiência pública que discutiu o aumento abusivo da passagem no transporte intermunicipal, deputados piauienses aprovaram por unanimidade o...

Blogs3 dias atrás

DHPP prende donas de um prostíbulo, em Teresina, suspeitas de participar da morte de pastor unionense

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, na manhã da última quarta-feira (24), no Bairro Vila Maria,...

Destaques4 dias atrás

Suspeito de assalto em Teresina é assassinado a tiros em União

Um jovem, identificado como Raimundo Nonato Pereira de Vasconcelos, 22 anos, foi assassinado a tiros no final da manhã desta...

Destaques4 dias atrás

Acontece neste domingo (28), o I Circuito Corrida de Rua, de União-Piauí

As Academias de Saúde Comunitárias de União estarão realizando, neste domingo, 28 de abril, o I Circuito Corrida de Rua,...

Cidades5 dias atrás

Homem que furtou arma de delegacia de Miguel Alves é condenado a 19 anos de prisão

O acusado de roubar uma arma de fogo de grosso calibre da Delegacia de Miguel Alves e, logo após, praticar...

Destaques5 dias atrás

PPP da Agespisa: Governador apresenta projeto a empresários e quer investimento de R$ 8 bilhões

O Governador do Piauí apresentou a investidores o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da...

Miguel Alves6 dias atrás

Equatorial fará análise para iluminação pública em rua do Centro do Designo 

No último dia 17, o Clique União relatou a situação de cerca de vinte famílias que vivem na Rua das...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas