O prefeito de União, Gustavo Medeiros (DEM), decretou estado de emergência por três meses no município de União. Durante este período, fica vedada a realização de qualquer despesa no âmbito do Poder Executivo sem a expressa autorização do Prefeito Municipal.
De acordo com o Decreto 03/2021, o prefeito Gustavo Medeiros encontrou a estrutura administrativa de União em situação precária, com quase a totalidade das instalações físicas das repartições públicas municipais, incluindo: escolas: postos de saúde; secretarias: dentre outras, estão deterioradas e sem as mínimas condições de uso; frota de veículos das secretarias, incluindo a ambulância do SAMU, e com apenas duas ambulâncias em condições em funcionamento. Entre outros problemas, o Decreto diz, ainda, que das 58 escolas do Município, 48 delas precisam de reforma urgente.
O período de emergência seguirá, pelo menos, até dia 08 de março de 2021 e neste período o município não pode realizar despesas.
Em 2017, o então prefeito Paulo Henrique (PSD), quando assumiu a prefeitura, também, decretou estado de emergência ficando impedido de realizar, por exemplo, gastos com o carnaval naquele ano.