Connect with us

Destaques

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a Mpox

Redação

O Piauí recebeu do Programa Nacional de Imunização as primeiras doses da vacina contra a Mpox. Nesta primeira etapa, os imunizantes são destinados a grupos específicos. O imunizante chegou, na manhã desta terça-feira (14).

Segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde enviou 127 doses. O esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa, com intervalo de 28 dias entre cada dose, e para pessoas acima de 18 anos.

“De acordo com o Ministério da Saúde, nessa primeira fase da campanha a imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/Aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.”, explica a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

No estado do Piauí, os imunizantes estarão disponíveis nas cidades de Teresina (Sala de Vacinação Especial do Hospital Infantil Lucídio Portella – para pacientes acompanhados pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e pelo Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo), em Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Floriano e Picos (Serviço de Atendimento Especializado em Saúde – para as pessoas atendidas pelo serviço).

“No Piauí, os centros especializados entrarão em contato com essas pessoas para que possam comparecer para receber as vacinas. A Sesapi já está com o levantamento desses indivíduos que possuem as condições estabelecidas pelo PNI para receber a vacina. Lembrando que são duas doses e é necessário o retorno para a segunda aplicação, para que a proteção contra a Mpox seja garantida”, disse a coordenadora de ISTs da Sesapi, Karina Amorim.

Públicos

Podem tomar a vacina pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células (condição que deixa o sistema imune menos capaz de combater determinadas infecções), nos últimos seis meses.

A vacina também é destinada para profissionais de laboratório que trabalham diretamente com orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Para receber as vacinas pós-exposição é necessários que o indivíduo tenha tido um contato de médio ou alto risco de exposição com um suspeito, provável ou confirmado para Mpox, ter entre 18 a 49 anos de idade e comparecer ao serviço para vacinação até 4 dias após a exposição.

Casos

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs) já registrou 39 casos confirmados de Mpox no Piauí. Foram notificados ainda 272 casos, com 199 sendo descartados. A predominância no estado é em indivíduos do sexo masculino (37), e apenas dois no sexo feminino. A faixa etária mais atingida é de 30 a 39 anos, com a confirmação de 18 casos, seguida pelas idades de 20 a 29 – com 13 positivos.

Em União, 4 suspeitas já foram descartadas e, em Miguel Alves, também não foi confirmado nenhum caso.

 

Com informações da Secretaria de Saúde do Piauí

Leia mais sobre o assunto!

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques1 dia atrás

Prefeitura de União divulga edital de Chamada Pública com 55 vagas

A Prefeitura de União publicou edital de Chamada Pública com 55 vagas e formação de cadastro reserva para cargo de...

Esportes2 dias atrás

Gigantes do Norte enfrentarão desafio em União: Jogo marcado para 17 de maio

No próximo dia 17 de maio, os apaixonados por futsal terão oportunidade de testemunhar mais um divertido embate time Gigantes...

Destaques2 dias atrás

Cerca de duas mil pessoas realizam prova da Guarda Municipal de União

Nesse domingo,05, foram aplicadas as provas do Concurso Público para Guarda Municipal da Administração Pública do Município de União. O...

Destaques3 dias atrás

Gustavo Medeiros confirma Neerias Cavalcante como pré-candidato a vice em União

O Prefeito de União, Gustavo Medeiros, confirmou, neste sábado (04), o advogado Neerias Cavalcante como seu pré-candidato a vice na...

Destaques4 dias atrás

Campanha pede ajuda para unionense afetado pelas enchentes no RS

A família de Reyllan José Silva Lima, unionense que mora no Rio Grande do Sul, está pedindo ajuda financeira para...

Blogs4 dias atrás

Saiba quem foi Ulisses Coutinho Brandão, unionense homenageado no galpão da Agricultura Familiar no assentamento Marajá

No início desta semana (30/04), a Prefeitura de União inaugurou o Galpão da Agricultura Familiar Ulisses Coutinho Brandão, no Assentamento...

Destaques5 dias atrás

Concurso Unificado é adiado após tragédia no Rio Grande do Sul

A prova do Concurso Nacional Unificado que vai selecionar mais de 6 mil funcionários para a Administração Pública Federal, marcada...

Destaques5 dias atrás

INSS já começou a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começaram a...

Miguel Alves6 dias atrás

Homem de Miguel Alves morre após acidente a caminho de velório no Maranhão

Um idoso, de nome Luiz Enéas, morador da localidade Mato Seco, zona rural de Miguel Alves, faleceu após um acidente...

Destaques6 dias atrás

Campanha de vacinação contra a gripe no Piauí é ampliada para o público geral

A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí agora contemplará pessoas com mais de seis meses de idade. A...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas