Começou a funcionar nesta quinta-feria,29, o Instituto de Identificação Digital Felix Pacheco, em União, localizado na Câmara de Vereadores. A instituição é ligada a Secretaria de Segurança Pública do Piauí servirá para a emissão de documentos de forma gratuita na primeira via. Para renovação do RG, é necessário o pagamento de uma taxa de cerca de R$ 25,00.
O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 12h, com atendimento de até cinquenta pessoas por dia. A estimativa é que o cidadão receba seu documento em até oito dias após o atendimento no local.
Para a emissão da Carteira de Identidade, é necessário levar o Certidão de Nascimento ou de casamento, comprovante de residência e o CPF. No novo documento, caso deseje, o cidadão pode incluir também algumas informações adicionais como, por exemplo, Tipo Sanguíneo e número do NIS.
Durante a cerimônia de inauguração, o Presidente da Câmara, Vereador Eduardo Bacelar, destacou o quanto isso altera a vida do unionense. Segundo o parlamentar, o novo centro de identificação vai evitar o desgaste físico e financeiro do unionense em busca de documentos em Teresina. Já o Prefeito de União, Gustavo Medeiros, frisou que o Município já fazia emissão de documentos mas, agora, vai conseguir aumentar e acelerar a demanda.