A Agespisa revelou que os investimentos no sistema de esgotamento sanitário de União, localizada a 64 quilômetros de Teresina, levaram a cidade a atingir o patamar de 96% de cobertura. O índice coloca União como a cidade com maior cobertura do Piauí e uma das maiores do país. Por outro lado, o Unionense reclama que o sistema não funciona a contento, com constantes vazamentos.
Segundo o Governo, ao longo dos anos, a
aplicação de recursos do Estaduais, da Agespisa e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) viabilizou esse nível de atendimento. A rede coletora de esgoto de União se estende por cerca de 90 quilômetros e a estação de tratamento tem capacidade para tratar 51,19 litros por segundo, contando com duas lagoas de maturação e duas facultativas paralelas.
“Nosso objetivo é alcançar 100% de cobertura para garantir mais qualidade de vida aos unionenses. Nossas equipes estão, frequentemente, realizando serviços de manutenção para assegurar o funcionamento adequado do sistema”, ressalta o presidente da Agespisa, José Santana.
No mês anterior, em junho, foi feita a ampliação da rede coletora de esgoto do Bairro São Pedro. A Agespisa informou que foram implantados 240 metros de tubulações na Rua Maria Nery e 190 metros na Rua Domingos Rodrigues Gomes. “O investimento, feito com recursos próprios, beneficia 36 famílias. O esgoto das residências já está sendo coletado e tratado”, finalizou.
Com informações da Agespisa e Governo do Estado