Connect with us

Destaques

Campanha de multivacinação para menores de 15 anos chega ao Piauí no próximo sábado, 07

Redação

No último dia 30 de setembro, o Ministério da Saúde deu início à Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país. Promovida pelo Ministério da Saúde, a mobilização será simultânea na Paraíba, Ceará, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e em São Paulo. Com a campanha, o objetivo é atualizar as cadernetas de imunização, retomar os altos índices de cobertura, reduzir a possibilidade de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil.

Na campanha, são ofertadas vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19.

“O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no Estatuto da Criança e do Adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, diz, em nota, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Realidade local

Para aumentar a adesão à multivacinação, o Ministério da Saúde está promovendo ações específicas nos estados, em parceria com gestores e lideranças locais, conforme a realidade de cada localidade.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o método, chamado microplanejamento, consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, datas e locais de vacinação, até a logística.

Algumas dessas ações são a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, imunização nas escolas, checagem da caderneta de vacinação e intensificar a vacinação em áreas indígenas.

Investimento

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de R$ 151 milhões foram repassados a estados e municípios para o desenvolvimento da campanha.

Próximos estados

Rondônia, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte são os próximos estados a realizar a campanha de multivacinação. Em Rondônia, a articulação começa no dia 2 de outubro, nos demais estados, será no dia 7 de outubro.

A multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá, durante o primeiro semestre do ano, após alerta de reintrodução de doenças pela fronteira. Um caso de pólio foi notificado em março deste ano no Peru, em área fronteiriça. Desde 2016, o Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco muito alto para a reintrodução da doença.

Em fevereiro, o governo federal lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para retomar a confiança da população brasileira nas vacinas. A ação inclui a vacinação contra a covid-19, além dos imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023, sendo o foco principal crianças e adolescentes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi, no Piauí, o Dia D está programado para o sábado, 7 de outubro. A iniciativa visa vacinar crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos. A expectativa é imunizar cerca de 720 mil pessoas no estado até o dia 14 de outubro.

As doses da vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a Influenza seguirão orientações específicas conforme as faixas etárias. Em relação à vacina contra a Influenza, a imunização continuará até que os estoques nos municípios se esgotem, e se houver disponibilidade, crianças a partir dos seis meses poderão receber essa vacina.

 

Com informações da Agência Brasil

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques3 dias atrás

Homem arromba portão, invade casa, mas percebe que está sendo filmado e desiste do furto

Um homem arrombou o portão de uma casa e conseguiu invadir a mesma, por volta das 19h30 desta sexta-feira (10),...

Destaques3 dias atrás

Correios recebem doações para o Rio Grande do Sul em todas as agências do Brasil

Os Correios estão recebendo na rede de agências de todo o Brasil donativos destinados às vítimas das chuvas no Rio...

Destaques3 dias atrás

Perdi o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor. E agora?

Desde a última quinta-feira, 9 de maio, o cadastro eleitoral está fechado para alguns serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Quem...

Destaques3 dias atrás

Matéria em Vídeo: Localidade Lagoa do Governo receberá asfaltamento

Foi assinada, nesta quinta-feira (09), a ordem de serviço para asfaltamento na Localidade Lagoa do Governo, zona rural de União....

Destaques4 dias atrás

Acidente com ônibus na PI 111 deixa localidades sem energia elétrica

Um acidente ocorreu por volta das 19h40 desta quinta-feira,09, quando um ônibus colidiu com um poste às margens da PI...

Destaques4 dias atrás

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 termina nesta sexta-feira...

Destaques5 dias atrás

Cantor é indiciado por homicídio contra motorista morto na PI-112; ‘ele atirou’, diz delegado

O cantor de piseiro Jhonata Araújo Costa, de 22 anos, foi indiciado por homicídio qualificado, nesta quarta-feira (8), contra o caminheiro...

Blogs5 dias atrás

Dia do Artista Plástico: assista ao Documentário HENÁGIO SAMPAIO

8 de maio – hoje é dia do Artista Plástico 🎨 Assista ao documentário completo: HENÁGIO SAMPAIO – vida e...

Destaques6 dias atrás

PMU comunica que está em fase de contratação de nova empresa para o Seletivo para Professor Substituto

A Prefeitura Municipal de União informou, através de um comunicado em suas redes sociais, que está na fase de contratação...

Destaques6 dias atrás

Nova regra do Contran permite uso de véu e hábito religioso na CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu alterar as normas em vigor que vedam o uso de itens de vestuário...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas