Connect with us

Blogs

Museu do Piauí recebe a exposição Lucílio e Georgina: um amor pela pintura

Sanny Ravanne

O Museu do Piauí, em Teresina, recebe a exposição Lucílio e Georgina: Um amor pela pintura. É a primeira vez que o Piauí recebe exposição das obras de um dos seus mais ilustres filhos, Lucílio de Albuquerque e sua esposa, Georgina de Albuquerque. A exposição inicia amanhã, terça-feira, 17 de outubro e segue até dia 07 de novembro de 2023.

Lucílio de Albuquerque nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877. Morreu em 19 de abril de 1939, aos 61 anos, no Rio de Janeiro.

Ao todo, 31 obras do acervo do colecionador Nelson Nery Costa, serão expostas a fim de que o público tenha contato com a produção estética de Lucílio e Georgina. Tais obras refletem a força da produção desse piauiense de Barras e de sua esposa. Lucílio estudou no Brasil e no exterior.

PIAUIENSE LUCÍLIO DE ALBUQUERQUE

Auto retrato: Lucílio de Albuquerque nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877

Nasceu em Barras, no estado do Piauí, no dia 9 de maio de 1877. Depois de uma breve passagem pela Faculdade de Direito de São Paulo, ingressou em meados dos anos 1890 na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), onde foi aluno de Daniel Bérard, Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo e Henrique Bernardelli.

Na Europa

Em 1906, recebeu o Prêmio de Viagem da ENBA, com a tela Anchieta escrevendo o poema à Virgem, pertencente hoje ao Museu Dom João VI, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Logo depois, casou-se com sua colega de Academia, Georgina de Albuquerque; ainda em 1906, ambos partiram para a França, onde permaneceram por cinco anos. Em Paris, Lucilio freqüentou a Academia Julian – onde estudou com Marcel Baschet, Henry Royer e Jean-Paul Laurens -, e também o ateliê de Eugène Grasset, mestre do art nouveau, como fizera alguns anos antes Eliseu Visconti; nessa estadia na cidade-luz, ainda expôs com sucesso no Salon des Artistes Français.

De volta ao Brasil

De volta ao Rio de Janeiro, em 1911, Lucilio fez juntamente com a esposa Georgina uma grande exposição na ENBA. No mesmo ano tornou-se professor de Desenho Figurado da instituição, assumindo definitivamente a cátedra em 1916. Nas Exposições Gerais recebeu sucessivamente: menção de 2º grau (1902, com Stella), menção de 1º Grau (1904, com um retrato), grande medalha de prata (1907, com Agnus Dei), pequena medalha de ouro (1912, com Despertar de Ícaro) e medalha de honra (1920, com Retrato de Georgina).

Obra e exposições

Pintor prolífico, destacou-se como retratista e paisagista, tendo sido entre os pintores de sua geração um dos mais dedicados cultores do gênero da pintura histórica. Projetou os vitrais para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim em 1911 e realizou diversas pinturas de caráter decorativo, como aquelas para as salas da Maioria e da Minoria, no atual Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Lúcilio expôs em diversos estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco) e no exterior (Argentina, Estados Unidos da América).

Após sua morte, sua esposa organizou na residência do casal, em Laranjeiras, o Museu Lucilio de Albuquerque, cujo grande acervo se encontra dividido entre o Museu do Ingá e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Na Casa da Cultura de Teresina tem a Pinacoteca Lucílio de Albuquerque.

 

GEORGINA DE ALBUQUERQUE

Georgina Moura Andrade de Albuquerque (Taubaté, 4 de fevereiro de 1885 — Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1962 ) foi uma pintora, desenhista e professora brasileira.

Considerada uma das primeiras mulheres brasileiras a conseguir firmar-se internacionalmente como artista, Georgina foi também pioneira na pintura histórica nacional. Tal gênero artístico permaneceu restrito ao universo masculino até 1922, quando a artista expôs a obra Sessão do Conselho de Estado. A composição estética da pintura rompeu com os paradigmas academicistas vigentes ao colocar uma mulher como protagonista de um momento histórico brasileiro.

Além da pintura histórica, a obra de Georgina também apresenta telas de naturezas-mortas, nus artísticos, retratos, cenas do cotidiano, bem como paisagens urbanas, provincianas e marinhas.

Georgina foi ainda a primeira mulher a ocupar a diretoria da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde estudou e lecionou.

Georgina iniciou os estudos em pintura aos 15 anos, em 1900, na cidade de Taubaté. Sob a tutela do pintor italiano Rosalbino Santoro, que vivia na casa dela, a artista aprendeu os princípios básicos da pintura, como aplicar as leis da perspectiva e as técnicas de mistura de tintas. Como aluna de Santoro, Georgina expôs pela primeira vez, em 1903, na X Exposição Geral de Belas Artes.

Em 1904, aos 19 anos, Georgina mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, ela ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluna do pintor Henrique Bernardelli. Irmão do escultor Rodolfo Bernardelli e do pintor Félix Bernardelli, Henrique lecionou na escola até 1906, quando foi substituído por Eliseu Visconti. Um ano após ter ingressado na Escola Nacional de Belas Artes, Georgina participou da XII Exposição Geral, mas sem declarar que pertencia à instituição, destacando apenas o nome do mestre dela, Bernardelli.

Em março de 1906, Georgina casou-se com o pintor piauiense Lucílio de Albuquerque, que ela havia conhecido na Escola Nacional de Belas Artes. Laureado, em 1905, com um prêmio que lhe garantia uma viagem ao exterior, Lucílio foi à França no ano seguinte, acompanhado da esposa, para estudar. Georgina completaria a formação artística dela frequentando a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e as aulas livres da Academia Julian. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a obter sucesso nas rígidas avaliações de ingresso da Escola Nacional de Belas Artes francesa.

Durante a estadia dela na Europa, a brasileira foi fortemente influenciada pelas técnicas pictóricas impressionistas, nas quais os artistas buscam representar as formas tais como elas se apresentam sob a deformação da luz. Ela e o marido permanecerem por cinco anos em viagem de aprendizado na França.

Georgina Moura Andrade de Albuquerque nasceu em 4 de fevereiro de 1885; Taubaté, Brasil. Movimento Artístico: Impressionismo, Modernismo

Lucílio de Albuquerque – Retrato de Georgina de Albuquerque, 1907

Vernissage
Data: 17 de outubro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Museu do Piauí (Teresina-PI)
Período da exposição: 17 de outubro a 07 de novembro de 2023

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Blogs1 hora atrás

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina hoje (17)

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações da lista de espera da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil...

Destaques2 dias atrás

Jovem é assaltado por grupo de cinco criminosos em estrada rural, em União

Na noite dessa terça-feira, 14, por volta das 19h, um jovem foi vítima de um assalto na estrada vicinal da...

Destaques2 dias atrás

Saiba como eleitor sem biometria cadastrada pode votar nas eleições municipais de 2024

Desde que estejam com o título eleitoral em situação regular, os eleitores que não realizaram o cadastro dos dados biométricos...

Destaques2 dias atrás

Prefeitura promove caminhada de conscientização contra abuso e exploração sexual, em União

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promove no próximo dia 17 de...

Miguel Alves3 dias atrás

Localidades Cumbe e Bonfim estão sem abastecimento de água há mais de duas semanas, em Miguel Alves

As localidades rurais de Cumbe e Bonfim, situadas em Miguel Alves, enfrentam uma crise de abastecimento de água devido a...

Esportes3 dias atrás

Unionense de Futsal terá início nos próximos dias

O Campeonato Unionense de Futsal, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,  terá início nos próximos dias com a...

Miguel Alves3 dias atrás

Homem de 36 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de enteada, em Miguel Alves

Nessa segunda-feira,13, por volta das 12h30, a Polícia Civil de Miguel Alves realizou a prisão preventiva de E.S.S, de 36...

Destaques4 dias atrás

Locais da prova do Concurso da Câmara Municipal de União serão divulgados nesta terça (14/05)

A divulgação dos locais de aplicação da prova objetiva, através do Cartão de Informação na internet, do Concurso Público da...

É Fake!4 dias atrás

É FAKE! Alerta sobre apreensão de animais não é verdadeiro

Uma notícia alarmante tem circulado nas redes sociais de União, atribuída ao Governo do Estado do Piauí, sobre uma suposta...

Destaques4 dias atrás

Linha 192, do SAMU, apresenta problemas e FMS divulga telefone de emergência

O número 192, linha telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, apresentou problemas. Assim, a Fundação Municipal...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas