As tradicionais barracas de palha, conhecidas como Botequim, presentes nos festejos de União, foram substituídas por tendas em 2024. São mais de trinta barracas. A iniciativa partiu da Prefeitura como uma medida de segurança após incidentes ocorridos em festas de cidades próximas.
No mês de junho, durante os festejos de Campo Maior, onze barracas da praça de alimentação foram incendiadas. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por faíscas de fogos de artifício.
No início de agosto, um incêndio criminoso destruiu quinze barracas nos festejos de José de Freitas. Um homem foi preso pelo crime.
O Festejo de União começa nesta quarta-feira, 21. Até a manhã desta terça-feira, véspera do início do evento, nenhuma barraca estava pronta. Permissionários aguardavam no local a conclusão dos serviços por parte da prefeitura e reclamavam da demora. “Este ano foi mais caro e não tem nada pronto. Nos outros anos, no dia 18, já tínhamos tudo montado“, reclamou uma permissionária.
Entramos em contato com a Secretaria de Cultura do Município – apontada pelo barraqueiros como responsável pela montagem das tendas – para obter informações sobre o andamento dos trabalhos, mas não tivemos retorno.
Uma outra mudança em relação aos anos anteriores, é o espaço para shows. O campo de futebol society que em anos anteriores cedia total espaço para os brinquedos do parque, este ano deixará espaço para os shows.