Trânsito e Meio Ambiente

MP investiga possíveis irregularidades no transporte de cana na PI 112

O Protocolo investiga desrespeito às normas ambientais e de trânsito….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

WhatsApp Image 2024-10-16 at 10.26.02 (1)

O ministério Público do Piauí instaurou um procedimento para colher informações preliminares, acerca do transporte de cana-de-açúcar na PI 112 feito por treminhões. A Notícia de Fato toma por base que, no dia 10/10/2024, ocorreu um bloqueio da PI-112, na altura do povoado “Divinópolis”,  tendo em vista que os moradores daquela localidade estavam protestando contra o intenso tráfego de veículos pesados (caminhões canavieiros) e com altas cargas que acabou deixando a comunidade sem energia por mais de 48hs após a quebra da fiação elétrica.  Além de estar ocorrendo o derramamento de cana-de-açúcar dos caminhões abarrotados na pista, com a feitura de buracos perigosos na PI, colocando, ademais, em risco motoristas, transeuntes e animais que trafegam pela referida PI, com acidentes costumeiros e evitáveis.

O MP cita que verificou presencialmente as informações citadas, constatando que os caminhões estavam visivelmente com excesso de cargas, ultrapassando os limites das gaiolas de contenção e colocando todos que trafegam pela PI-112, sentido União/PI, em concreto perigo de dano à confiança na segurança do trânsito nesta PI, com aparentes prejuízos socioambientais.

No relatório, o Promotor de Justiça, Rafael Nogueira, cita que “a empresa COMVAP e seus terceirizados que trafegam na PI-112, na zona urbana e rural do Município de União/PI, especialmente neste período do ano, de manhã, tarde, noite e madrugada, realizando transporte da cana-de-açúcar entre as frentes de colheita e a moenda da usina de cana-de-açúcar fora das estradas vicinais, à margem da legislação de regência, inadequada e ilegalmente, aparentemente sempre com excesso de carga, colocando em risco a população e o meio ambiente“, destaca o magistrado.

A Noticia de Fato cita que já se verificou junto a legislação brasileira que os caminhões  teriam que ter permissão especial para rodar na PI, de dia, em determinados horários, mas jamais à noite ou de madrugada. Ressaltou que a fiscalização das rodovias fica a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). O Ministério Público expediu oficio  ao DER/PI, solicitando, no prazo de 10 (dez) dias, informações e documentos sobre o histórico de infrações aplicadas e procedimentos administrativos instaurados em face de caminhões que fazem o transporte de cana pela PI 112.

Entramos em contato com a empresa COMVAP, através da Assessoria de Comunicação, mas a empresa ainda não se posicionou sobre o procedimento do Ministério Público.

 

Compartilhe!

Veja também
samu ambulância 2

Ocorrências graves

Até o momento, União registrou quatro acidentes graves neste sábado, 19…
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2024-02-08 at 09.26.18

Uma motocicleta, modelo Fan 150, cor vermelha, placa HPU 9I49, foi levada por bandidos durante…

IMG-20231023-WA0003

Por volta das 23 horas deste domingo (22), um caminhão que faz transporte de cana-de-açúcar,…

Screenshot_20200324-195238_YouTube

Nos últimos dias, muitas empresas têm parado o funcionamento devido ao combate à pandemia da…

comvap

A Empresa COMVAP divulgou nota informativa sobre o caso. Confira: NOTA: Sobre o acidente na…

comvap

A Empresa COMVAP divulgou uma sobre o acidente envolvendo a explosão de uma válvula de…

comvap

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou na manhã desta quarta-feira (13) que a vítima que…

ÚLTIMAS