Pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado nacional e, assim como ocorre nos demais feriados tradicionais, diversos setores da sociedade, como bancos, comércio e unidades de saúde, terão alterações no funcionamento. Em União, todos os serviços de saúde essenciais funcionarão normalmente. Já os setores ambulatoriais e administrativos da Secretaria de Saúde retornam às atividades na quinta-feira (21). Alguns comércios estarão fechados, enquanto outros funcionarão apenas meio período.
A urgência e emergência do hospital funcionarão normalmente amanhã. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também prestará atendimento normalmente amanhã (20), com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica estadual. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a parte ambulatorial (marcação de consultas e exames) não abrirão no dia 20, retornando aos atendimentos na quinta-feira (21). O Centro de Especialidades Médicas também não funcionará no feriado.
O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo. Em 2011, a data entrou no calendário oficial e passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra, e já era considerada feriado em alguns estados e municípios. Mas foi somente em 2023 que o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Em 2024, a data será comemorada, pela primeira vez, em todo o país. (Fonte: Agência Senado)