De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de União, mais de mil pessoas realizaram coletas de exames de PSA sanguíneo, um dos procedimentos de rastreio para o câncer de próstata durante a campanha “Novembro Azul”. Apesar de bons números, é preciso lembrar que o homem deve cuidar da saúde o ano todo e que o exame PSA também é realizado em mulheres.
“As equipes de estratégia de saúde da família intensificaram as atividades voltadas para o homem, com palestras, rodas de conversas e atividade física e também coleta de PSA“, informou Amanda Fonseca, coordenadora de atenção primária em saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com esse tipo de câncer todos os anos. Portanto, é necessário ter atenção à forma de prevenção, que inclui a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado e evitar o fumo e bebidas alcoólicas. Para iniciar o acompanhamento, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para ter o devido cuidado com a sua saúde.
“Homens, atenção! Se na sua família existe alguém que já tenha tido câncer de próstata, você deve começar o exame preventivo mais cedo, a partir de 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, você pode começar aos 50 anos. Esses exames mais indicados são o exame de toque retal e a análise sanguínea de PSA. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz”, orienta Elaine Melo, Secretária Municipal de Saúde.
Com informações da ASCOM PMU União