Moradores da localidade Posse, em União, relatam problemas com o acúmulo de lixo e descarte de animais mortos próximo ao entroncamento com a PI-112. A situação tem causado forte odor, atraído urubus e aumentado o risco de acidentes.
De acordo com os relatos, o local tem sido alvo frequente de descarte irregular de resíduos. Uma moradora, que preferiu não ser identificada, descreveu a situação como “muito ruim” e afirmou que o problema é agravado por caminhões de uma fazenda da região e trabalhadores de frutarias que vendem frango abatido na cidade de União.
“Nós moradores estamos passando por uma situação muito ruim ali na entrada, com o pessoal jogando restos de coisas mortas. Já que querem jogar, poderiam pelo menos entrar mais para dentro do mato, mas jogam na beira da estrada“, desabafou a moradora.
Além do incômodo causado pelo mau cheiro, os moradores alertam para o perigo de acidentes, já que o grande número de urubus atraídos pelo lixo pode representar um risco para motoristas e motociclistas que trafegam pelo trecho.
Atualmente, o município de União discute, através da Câmara de Vereadores, a criação de uma Secretaria de Meio Ambiente para atuar de forma mais específica na fiscalização e resolução de problemas ambientais. No momento, a área de Meio Ambiente está vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura.
A reportagem tentou contato com o atual Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Wilson, para obter esclarecimentos sobre as medidas adotadas em relação à situação, mas o Secretário não deu nenhum retorno.
Vídeo gravado por popular.