Foi oficializado nesta semana um novo convênio entre representantes da segurança pública federal e estadual para a implementação de câmeras corporais nas forças de segurança do Piauí. O equipamento será instalado gradativamente nos coletes dos agentes e registrará toda a atuação policial durante o plantão. As imagens captadas serão armazenadas em um “supercomputador” da Secretaria de Segurança do Estado e poderão passar por auditoria sempre que necessário.
Funcionamento do sistema
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, explicou como o sistema será operado. Segundo ele, as câmeras contarão com baterias de longa duração, permitindo o monitoramento durante todo o turno dos agentes.
“As imagens serão resgatadas e armazenadas na nossa central, em um supercomputador chamado Data SSP. Elas serão catalogadas, permitindo auditorias, acompanhamento e perícias sempre que necessário. A cada turno, as câmeras são recarregadas e afixadas no peito do policial no início do serviço até o final”, detalhou o comandante. Ele também informou que a implementação começará por unidades-piloto, com capacitação de oficiais para expandir o conhecimento ao restante da tropa.
Benefícios para a segurança pública
O secretário Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, ressaltou que o uso das câmeras corporais traz segurança tanto para os policiais quanto para a população, além de qualificar a prova em investigações.
“Em primeiro lugar, esse projeto preserva vidas – tanto dos policiais quanto da população. Mas, além disso, ele aumenta a produtividade, valoriza a profissão policial e fortalece a produção de provas, já que as imagens poderão ser utilizadas em inquéritos e processos judiciais”, afirmou.
Já o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, destacou a importância da tecnologia para a eficiência no combate à violência.
“A violência não se combate com mais violência, mas com inteligência, dados e estratégia. Por isso, estamos aderindo a esse plano nacional, no qual as câmeras serão utilizadas de maneira ininterrupta. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a segurança pública do estado”, concluiu.
Com a adesão do Piauí ao projeto, o estado se junta a outras regiões do país na implementação de câmeras corporais como ferramenta de transparência, controle e modernização das forças de segurança.
Edição: Redação Clique União / Informações: Cidade Verde