Ônibus intermunicipais terão como local de desembarque a Avenida Maranhão, no Centro de Teresina. A decisão foi firmada durante reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e permissionários da Praça da Costa e Silva, na manhã dessa quinta-feira (6). Um protesto dos comerciantes no dia 19 de fevereiro motivou o acordo.
Segundo a Strans, está proibida a parada de ônibus intermunicipais na Rua João Cabral a partir deste mês de março, como estabelecido anteriormente pelo Decreto Municipal 15.628/2016, assinado pelo ex-prefeito Firmino Filho. O desembarque deve ser feito na Avenida Maranhão, na margem esquerda da Praça da Costa e Silva.
Em nota, a Strans reforçou que é responsável por fiscalizar a circulação dos ônibus intermunicipais dentro das capitais, embora os veículos sejam cadastrados pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). Informou ainda que, em caso de descumprimento da decisão, multará as empresas e encaminhará os casos à Setrans.
Por onde os ônibus intermunicipais podem circular?
O Decreto Municipal 15.628/2016, assinado pelo ex-prefeito Firmino Filho, definiu os itinerários que os ônibus intermunicipais podem percorrer no Centro de Teresina. A Rua João Cabral não está entre eles. Ao protestar no dia 19 de fevereiro, ambulantes buscavam reverter o decreto.
A lei diferencia os ônibus que fazem linhas em percursos cuja distância máxima da capital seja de até 85 km e entre 85 e 100 km, além de separar as linhas que entram e saem da cidade. Além do Terminal Rodoviário de Teresina, as ruas e avenidas permitidas são as seguintes:
- Avenida Frei Serafim;
- Avenida Miguel Rosa;
- Avenida Miguel Rosa (Norte);
- Avenida Maranhão;
- Avenida Campos Sales;
- Avenida Pres. Getúlio Vargas (BR-343);
- Avenida Joaquim Ribeiro;
- Avenida Pedro Freitas;
- Avenida Barão de Gurguéia;
- Avenida João XXIII;
- Avenida Barão de Castelo Branco;
- Avenida Marechal de Castelo Branco (Balão do CFAP);
- Avenida Higino Cunha;
- Avenida Leônidas Melo;
- Avenida Miguel Rosa;
- Avenida Nações Unidas;
- Rua São Pedro;
- Rua Rio Grande do Sul.
Informações: G1 Piauí