O Governo do Estado do Piauí vai encaminhar ainda neste mês à Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata da extinção da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A). A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (2) pelo secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento.
A Agespisa entrará em processo de liquidação após a transferência dos serviços para a empresa Águas do Piauí, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, a estatal acumula uma dívida estimada em R$ 2 bilhões.
Segundo o secretário, cerca de 600 dos 900 servidores aderiram ao Programa de Desligamento Incentivado. Os demais, cerca de 200, estão cumprindo aviso prévio, mas terão direito ao salário referente ao mês de junho, que será pago em julho.
“Ainda não é uma fase de liquidação, porque a Agespisa está com uma parte dos seus equipamentos, seu patrimônio. O aviso prévio que os servidores estão cumprindo, e quem não aderiu ao programa de afastamento incentivado, ainda está em andamento, então esses funcionários ainda estão na folha de junho, que vai ser pago agora no mês de julho, então a gente precisa de um presidente para conduzir a companhia nesse momento”, afirmou Samuel Nascimento.
O processo de transição está previsto para ocorrer até o dia 27 de julho, quando a Águas do Piauí deve assumir 100% da operação dos serviços.
União e Miguel Alves já estão sob nova gestão
A nova concessionária de saneamento, Águas do Piauí, já iniciou as operações em diversas cidades do estado, incluindo os municípios de União e Miguel Alves.
Em União, a empresa iniciou a operação de forma antecipada no dia 16 de maio. A cidade estava entre as primeiras 33 a receberem a nova gestão, antes mesmo do prazo oficial previsto para julho.
Águas do Piauí antecipa operação em União e mais 32 cidades piauienses
Já em Miguel Alves, a operação começou no dia 1º de junho, junto com outras 41 cidades.
Miguel Alves está entre as 42 cidades que passam a contar com os serviços da Águas do Piauí
Informações do Portal Cidade Verde
Edição: Redação Clique União
Foto: Yala Sena