Pular para o conteúdo
União – PI --° Carregando previsão
Banner Clique 11  anos
Manobra de Heimlich

Você conhece a técnica que salvou uma bebê em União (PI)?

Criança de 1 ano de idade foi salva por um PM

Por Redação Publicado em

Saber como agir em situações de engasgo pode ser decisivo nos primeiros minutos de uma emergência. Técnicas simples de primeiros socorros podem salvar vidas; como aconteceu recentemente em União.

Publicidade
Casas do Sul 300 x 250

No último domingo (21), uma bebê de um ano foi salva após se engasgar graças à aplicação correta da técnica de desobstrução das vias aéreas realizada pelo soldado Douglas dos Santos, da Polícia Militar do Piauí, lotado no 26º Batalhão.

O policial se dirigia ao Hospital Municipal de União quando foi abordado por uma parente da criança, que pediu ajuda ao perceber que a bebê não conseguia respirar. De imediato, Douglas aplicou os primeiros socorros, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação da PM.

“A situação reforça a importância de os profissionais de segurança pública estarem sempre preparados para agir em qualquer circunstância”, destacou o soldado.

A técnica que salvou a bebê em União

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de engasgo, mas em bebês de até um ano o procedimento é diferente do realizado em crianças maiores e adultos. Veja como agir corretamente:

Em bebês (até 1 ano):

  • Verifique se o bebê está realmente engasgado: dificuldade para respirar, ausência de choro ou tosse e mudança de cor são sinais de alerta.
  • Apoie o bebê de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
  • Aplique cinco pancadas firmes nas costas, entre as escápulas.
  • Vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões torácicas no centro do peito.
  • Alterne os movimentos até que o objeto seja expelido.
  • Não introduza os dedos na boca se o objeto não estiver visível.

Se o bebê perder a consciência, inicie imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP) e acione o Samu pelo número 192.

Em crianças maiores e adultos

  • Confirme a obstrução total das vias aéreas.
  • Posicione-se atrás da vítima.
  • Dê cinco pancadas firmes nas costas.
  • Se não resolver, faça cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich).
  • Alterne até a desobstrução ou perda de consciência.

Caso de União serve de alerta

O salvamento realizado pelo soldado Douglas dos Santos, em União, mostra que o conhecimento em primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Situações de engasgo estão entre os acidentes domésticos mais comuns envolvendo crianças, e aprender como agir é uma forma de prevenção e cuidado.

Leia também