Pular para o conteúdo
União – PI --° Carregando previsão
Banner meio 970 x 120 cultura
Entenda os riscos

Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos

Contaminante pode causar infecções graves em pessoas imunocomprometidas

Por Redação Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de diversos produtos da marca Ypê após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em itens da empresa. A decisão vale para detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes com lote de numeração final 1.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a bactéria é conhecida pela alta resistência a antibióticos e representa maior risco para pessoas imunocomprometidas, embora também possa causar infecções em pessoas saudáveis, dependendo da cepa.

O infectologista Celso Ferreira Ramos Filho explicou que a Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria ambiental, encontrada em água, solo e ambientes úmidos. Ele destacou que ela costuma provocar doenças principalmente em ambientes hospitalares e em pacientes que utilizam respiradores, cateteres ou possuem problemas pulmonares crônicos.

Publicidade
Casas do Sul 300 x 250

“Ela vai causar doenças dentro de um hospital, em uma pessoa com traqueostomia, com respirador, com cateter venoso”, afirmou o médico à Agência Brasil.

Ainda segundo o especialista, objetos do cotidiano, como esponjas de lavar louça e panos úmidos, podem estar contaminados, já que a bactéria consegue sobreviver na água.

A médica Raiane Cardoso Chamon, professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), reforçou que o maior perigo está relacionado a pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

De acordo com ela, pacientes com fibrose cística, pessoas em quimioterapia, usuários de ventilação mecânica e pacientes hospitalizados estão entre os mais vulneráveis. A profissional alertou ainda para a dificuldade no tratamento devido à resistência da bactéria aos antibióticos.

“Esse é o pior cenário de todos”, afirmou a médica ao comentar os casos de infecção hospitalar associados à bactéria.

Especialistas acreditam que a contaminação dos produtos pode ter ocorrido durante o processo de fabricação, possivelmente por falhas no controle microbiológico da produção.

Em nota divulgada na quinta-feira (7), a Ypê informou que está colaborando com a Anvisa e realizando análises técnicas e testes independentes para apurar o caso. A empresa afirmou ainda que seguirá todas as recomendações da agência reguladora e reforçou o compromisso com a qualidade e a segurança dos produtos.

A Anvisa informou que a medida foi adotada após a identificação de “falhas graves na produção”, envolvendo sistemas de garantia da qualidade, produção e controle microbiológico.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade
Casa Nova
Compartilhe esta notícia

Leia também