Connect with us

Destaques

Após 95 anos, Festejos de São Raimundo Nonato não acontecem de forma tradicional: sem público

Os festejos de São Raimundo Nonato que acontecem de 20 a 31 de agosto anualmente no município de União, no Piauí, estão com a sua programação modificada e adequada ao momento, que não permite legalmente que haja aglomerações.

Em 95 Anos, esta é a primeira vez que os festejos de São Raimundo não estão acontecendo da maneira tradicional em União, devido o isolamento social legalizado em virtude da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo.

Após quase um século de tradição, as festividades, popularmente conhecidas como Festejos de Agosto, não estão ocorrendo de forma presencial; sem lotações na Igreja Matriz Católica durante as novenas, sem os grandes eventos e atrações, além dos tradicionais botequins, barraquinhas, palcos, shows e os brinquedos do parque que eram sempre uma atração divertida para crianças e adultos. Essa paralisação ou adaptação não acontece desde a sua criação, no ano de 1924.

São quase dez décadas em que o santo padroeiro do Vaqueiro é aclamado por fiéis católicos e pelo público em geral. O novenário e demais atrações já viraram tradição, não só em União mas no Piauí inteiro.

O Livro Um Herói Fantasiado no Sertão Congelado conta toda a história envolvendo o santo e a cultura em torno das festividades religiosas.

Durante muito tempo, moradores de outras cidades aproveitavam a oportunidade para visitar União, os amigos, familiares ou simplesmente, vêm para participar das festividades religiosas que movimentam bastante a economia e o fluxo de turistas.

Segundo os escritos, mesmo não sendo o patrono do município, os festejos de São Raimundo Nonato possuem, até mesmo, mais popularidade que as festas da própria Padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, que  acontece anualmente no mês de outubro, desde o ano de 1853. Ambos ocorrem na Igreja Matriz Católica.

É durante os festejos do santo que acontece também um dos eventos mais importantes do estado do Piauí: a procissão dos Vaqueiros, que em 2020 completa 76 anos.

A procissão dos Vaqueiros ganhou popularidade com o ícone da vaquejada unionense, o Chico Teófilo, que morreu aos 67 anos de idade no ano de 2019. Todos os anos, ele estava à frente da tradicional procissão dos vaqueiros e da vaquejada no dia 29 de agosto na comemoração do Dia do Vaqueiro nos Festejos de São Raimundo nonato em União.

Como vereador, criou o Dia Municipal do Vaqueiro. Depois, com suas influências políticas, conseguiu que o dia 29 de agosto se tornasse Dia Estadual do Vaqueiro e, mais à frente, Dia Nacional do Vaqueiro, como agora é o dia oficial em todo o Brasil.

LIVE DO DIA NACIONAL DOS VAQUEIROS

No dia 29 de agosto de 2020, a Associação dos Vaqueiros de União (AVAU Piauí) irá fazer a transmissão da live do Dia Nacional dos Vaqueiros em seu canal no YouTube: Avau Piauí.

 

RELEMBRE OS FESTEJOS DE SRN NO ANO PASSADO, EM 2019

Fonte: Livro Um herói fantasiado no Sertão Congelado (Autores: Sanny Rêgo e Josiel Lima)

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas

error: Content is protected !!