Árbitra insultada: “Lugar de mulher é em casa esperando o marido com a comida feita”

Foi um jogo histórico para União; a primeira mulher a apitar um jogo rural masculino sozinha; mas gritos machistas da arquibancada levantaram o debate de como é difícil para mulheres…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG-20190729-WA0039

Ontem, domingo (29), aconteceu a segunda rodada do Campeonato Rural Masculino Principal, no povoado Bebedouro. O jogo entre Liberdade e Bebedouro encerrou em 2 a 0 para a Liberdade e foi uma partida histórica para o esporte unionense. Foi a primeira vez que uma árbitra mulher apitou um jogo rural masculino.

Mas nem tudo foram flores. A Tânia Mara, de 26 anos de idade, foi a árbitra do jogo e contou que apesar da felicidade por iniciar um ciclo na cidade, foi bastante insultada com gritos de machismo e discriminação por homens que estavam na bancada assistindo.

“Lugar de mulher é na cozinha… Lugar de mulher é em casa esperando o marido com a comida feita… Lugar de mulher é na pia lavando louça’.. Tudo isso ouvi apitando uma partida de futebol MASCULINO, nada mais me fazia ouvir, a não ser os insultos vindo da platéia, por um momento minha vontade era de chorar, era de revidar cada palavra, mas me dei conta que não preciso revidar nada pra poder provar algo, nada disso me tira a cabeça, e a vontade que sinto de fazer o que mais gosto, pelo contrário, me dá mais força ainda pra continuar fazendo o que mais gosto!
Esporte é minha vida, tá no sangue, é minha paixão, jamais vou deixar de fazer o que gosto por causa dos outros.
É assim, quebrando barreiras, passando por cima do teu preconceito que vou seguindo e abrindo portas na briga por igualdade. 
Obrigada à secretaria de esportes e Prefeitura Municipal de União pela oportunidade. LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER, SIM”, desabafou a árbitra e jogadora do Estanhado Futebol Clube que atua há alguns anos no cenário esportivo de União.

Tânia Mara tornou-se, agora, a primeira mulher de União a apitar jogos de Futsal Feminino e Masculino e de Campo Feminino e Masculino.

A Secretaria de Esportes parabenizou a atuação da profissional e a elogiou por ter tido a coragem de apitar sozinha e repudia a discriminação e o preconceito contra as mulheres. O campeonato é uma organização da Secretaria de Esportes de União, juntamente com a Prefeitura Municipal.

Compartilhe!

Veja também
image

SAÚDE

O atendimento pode ser realizado pelo celular, tablet ou computador, conforme as condições disponíveis para…
WhatsApp Image 2026-09-11 at 14.57.29

OPORTUNIDADE

As inscrições podem ser feitas no site do IFPI. As oportunidades são para candidatos com…
IMG_0550

MATÉRIA EM COLABORAÇÃO

Altas temperaturas elevam o uso de aparelhos e aumentam a demanda pela rede elétrica…
photo-output

Reclamação

Atualizada em 12.09 às 18:55 com o posicionamento da empresa responsável pelo abastecimento…
IMG_4142-scaled-e1739452643567-r1g438duoexk5pua5d916yq7x4f801llpy6yt74aww

Salários de até R$ 6,1 mil

Edital também abre 364 vagas para formação de cadastro reserva….
Pres. SSPU discursa na Câmara

Proposta

SSPU solicita Audiência Pública…
Matérias relacionadas
IMG_2367

Tragédia

Marcos Aurélio Nascimento Cunha, de 6 anos, foi atingido por um disparo de espingarda bate-bucha…
IMG_1895

Queda de 70%

Os números apresentados nesta matéria foram divulgados pela própria Guarda Civil Municipal…
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…
b82058a3-1cc5-4abd-8735-33550ee47ede

Chamamento Público

Os 12 contemplados no Edital José Benício assinam o Termo de Premiação durante cerimônia…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…