Search
Close this search box.
logomarca com slogan

Associação dos Vaqueiros de União é reconhecida como patrimônio vivo do Piauí

Reportagem Clique União

Compartilhe!

WhatsApp Image 2022-12-26 at 22.37.15

A Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) reconheceu como patrimônio vivo do estado a  Associação de Vaqueiros de União (AVAU).

A Associação dos Vaqueiros da cidade de União-PI foi criada em 30 de maio de 1984 visando fortalecer a luta do vaqueiro em busca do reconhecimento de seus direitos e mostrar o valor de sua cultura, em 1987 esta mesma associação resolveu criar o Coral dos Vaqueiros do município, sendo um coral típico formado só de vaqueiros cantando o aboio do sertanejo, seus lamentos, sua música de trabalho, a música do seu lugar, o que de inicio era inédito até então no Brasil.
Ora mantendo-se com recursos próprios, ora recebendo auxílio governamental, o Coral
se destacou pelo seu ineditismo, adquirindo grande espaço na mídia através da sua atividade
cultural. Assim, os vaqueiros obtiveram mais uma conquista importante: em 2008, sancionada
pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 11.797 que oficializou o dia 29 de Agosto como o Dia
Nacional do Vaqueiro, data essa em razão da primeira procissão de vaqueiros em União em 1944
e que acontece até hoje na cidade, gerando grande repercussão.
Com seu histórico de Lutas e conquistas, dessa vez a Associação recebeu o certificado de Patrimônio Vivo do Estado do Piauí.

A governadora Regina Sousa, que também é Unionense, foi quem entregou o certificado aos membros da Associação. Além do certificado de patrimônio vivo cultural, a associação receberá recurso vitalício em prol das atividades desenvolvidas na associação, dentre elas, o Coral dos Vaqueiros. Segundo o secretário de Cultura Carlos, a intenção do governo do estado é manter viva essa cultura passada de geração em geração.

Em 2021, O Clique Cultura produziu um documentário que traz a história e memória dos vaqueiros e suas lutas, conquistas desde a sua criação em 1987.

 

O Coral dos Vaqueiros segue mantendo vivo traços da nossa cultura e identidade, além disso, vem se tornando objeto de estudo de trabalhos acadêmicos e de documentários.

 

“Cultura é movimento, Cultura é atitude, Movimente-se!”

#CliqueCultura

 

 

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas