É FAKE!

Aviso sobre bloqueio no SUS viraliza, mas não foi emitido no Piauí

O comunicado teve origem na Paraíba…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

WhatsApp Image 2025-11-21 at 18.45.45

Circulam nas redes sociais prints de um suposto comunicado que afirma que pacientes que faltarem a exames e consultas no Sistema Único de Saúde – SUS seriam bloqueados por alguns meses. As informações foram compartilhadas em grupos de mensagens no município de União, mas a história não é bem assim.

Em União, usuários do SUS relataram ter recebido o aviso por meio de Agentes de Saúde e também do Centro de Regulação Municipal, que funciona na “Casa Amarela”. O Clique União confirmou que essas orientações estão sendo repassadas. No entanto, não existe Portaria Estadual que oficialize essa prática como diz uma das imagens que circula na internet.

A estratégia de “punir” quem falta a atendimentos agendados no SUS já é adotada em alguns estados do Brasil, como Paraíba e Espírito Santo. Muitas pessoas deixam de comparecer mesmo após confirmarem o procedimento com a equipe de call center, e gestores afirmam que isso prejudica a oferta de atendimento, desorganiza a fila de espera e compromete o uso adequado dos recursos públicos.

Por outro lado, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) informou que não existe qualquer orientação desse tipo por parte da Secretaria. Sobre o comunicado que circula nas redes sociais, a SESAPI esclareceu que ele não foi emitido pelo órgão e que, na verdade, trata-se de prints originários de um município da Paraíba.

De fato, a postagem e as imagens originais podem ser encontradas na página da Secretaria de Saúde do município de Água Branca, na Paraíba. Portanto, as imagens que circulam nas redes sociais informando o impedimento de novas consultas e exames para quem faltar a atendimentos agendados não são do Piauí.

Imagem real postada em uma rede social na Paraíba, com logomarca municipal

Compartilhe!

Veja também
acidente de moto

TRÂNSITO

Estrada entre Miguel Alves e Porto…
IMG_7973

PNAB

Nesta fase, foram avaliadas as propostas apresentadas pelos candidatos conforme os critérios estabelecidos no edital…
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…
large

EDUCAÇÃO

Resultados foram apresentados à comunidade local na segunda escuta pública do projeto…
IMG_7926

Projeto (A)gosto do Pai

Famílias com renda de até três salários mínimos podem se inscrever até 30 de julho…
IMG_7868

Tragédia

Na Localidade Vermelha…
Matérias relacionadas
iml_3_dBp6Gth (1)

Povoado formosa

A vítima estaria atrás do veículo durante uma manobra…
16ca9cf6-bac2-4f16-afe2-6758c3caf89f

Previdência

Medida é adotada para prevenir pagamentos indevidos e garantir maior transparência na gestão previdenciária…
WhatsApp Image 2026-07-11 at 14.18.15

clique cultura

A crônica conduz o leitor por lembranças, afetos e saberes populares….
WhatsApp Image 2026-07-10 at 18.15.06

MATÉRIA EM COLABORAÇÃO

Com crianças passando mais tempo em ambientes internos, distribuidora reforça cuidados com tomadas, fios e…
IMG_8007

17 e 18 de julho

O Blog Clique Cultura, do Portal Clique União, fará a cobertura oficial…
2af78209-f0fc-4cda-8d8e-1327187c29c3

Audácia

Motocicleta roubada em União…