99% das vagas

Beneficiários de programas sociais ocupam a maioria absoluta dos novos empregos formais

Dados do Caged referentes ao ano de 2024…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_8627

Em um ano marcado pela retomada do emprego formal, 98,87% das vagas criadas em 2024 foram ocupadas por pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Do total de 1,69 milhão de empregos com carteira assinada, 1,27 milhão (75,5%) foram preenchidos por beneficiários do Programa Bolsa Família, enquanto 395 mil (23,4%) foram ocupadas por cadastrados que não recebem o benefício.

“O Caged mostra, na prática, que as pessoas do Bolsa Família e do Cadastro Único querem trabalhar, estão empregadas, mas buscam empregos decentes. Peço que observem essa realidade para evitar qualquer forma de preconceito contra os mais pobres”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Regra de Proteção incentiva formalização

Um dos fatores que têm impulsionado a formalização dos trabalhadores de baixa renda é a Regra de Proteção do Bolsa Família, que permite que o beneficiário mantenha 50% do valor do benefício por até dois anos após ingressar no mercado formal de trabalho, incluindo os adicionais para gestantes, crianças e adolescentes. Em junho de 2025, 3,02 milhões de famílias estão amparadas por essa regra.

A partir da folha de pagamento de julho, o Governo Federal implementará ajustes na Regra de Proteção. A meta é reduzir a fila de espera e priorizar famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de garantir sustentabilidade e efetividade ao programa.

O que muda

Com a atualização, famílias que ultrapassarem o limite de R$ 218 por pessoa – mas ainda estiverem abaixo de R$ 706 por pessoa – poderão seguir no programa por mais 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício.

Outras mudanças incluem:

  • Famílias com renda considerada estável ou permanente (como aposentadoria, pensão ou BPC) poderão permanecer na Regra de Proteção por até 2 meses;
  • Famílias com pessoas com deficiência que recebem o BPC poderão permanecer por até 12 meses;
  • Para trabalhadores sazonais, como os do agronegócio, a média de renda dos últimos 12 meses passa a ser considerada, em vez de meses isolados.

“Assinar a carteira não cancela o Bolsa Família. Estamos qualificando o público do programa em vários setores, e os resultados são excelentes”, destacou Wellington Dias.

2025 mantém tendência de inclusão

Os números de 2025 seguem essa tendência positiva. Entre janeiro e abril, das 920 mil vagas com carteira assinada criadas, 75% foram ocupadas por pessoas inscritas no CadÚnico, com predominância de mulheres. O Ministério atribui os bons resultados à integração entre programas sociais e ações de qualificação profissional.

Renda do trabalho e redução da desigualdade

A renda do trabalho das famílias mais pobres cresceu 10,7% em 2024, enquanto os 10% mais ricos tiveram crescimento de 6,7%. A média nacional foi de 7,1%, o que resultou na maior redução da desigualdade social registrada no país nos últimos anos.

Um estudo da FGV Social, baseado na Pnad Contínua, atribui essa melhora à combinação da geração de empregos formais com a Regra de Proteção do Bolsa Família.

“Tivemos uma redução muito forte da desigualdade em 2024. E tudo isso está mais forte em termos de renda do trabalho do que em relação a outros componentes de renda”, explicou Marcelo Neri, responsável pelo estudo.

Fonte: Governo Federal

Edição: Portal Clique União

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

Piauí tem mais beneficiários do Bolsa Família do que empregos com carteira assinada

Compartilhe!

Veja também
Justiça Eleitoral disponibilizará transporte gratuito para eleitores da zona rural de Piranhas veja as rotas

ELEIÇÕES 2026

Confira a tabela completa com os destinos, horários e demais informações dos percursos….
WhatsApp Image 2026-09-23 at 09.53.17

ELEIÇÕES 2026

No Piauí, a emissão da CIN é realizada em mais de 200 postos de atendimento,…
IMG_3239

Simples Nacional

Mudanças exigem atenção dos empresários, e a Miranda Contadores Associados orienta sobre as novas regras….
IMG_0474

GREVE

Os empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram nessa segunda-feira (21)…
19659e19-7ea9-427b-8b32-5b4f4fc9ed50

TRÂNSITO

O motociclista usava capacete e foi socorrido consciente e orientado…
Matérias relacionadas
IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…
IMG_3057

Teatro

Espetáculo do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes teve primeira apresentação nesta quinta-feira (17), no Teatro…
IMG_2992

União: 173 anos

O Clique foi conhecer um pouco mais da trajetória desse personagem que já faz parte…
8bcc4947-cd52-4f3d-9426-8b9c8bdfad2c

Solidariedade

“Chiquim” sofreu fraturas no fêmur e no punho e precisa de ajuda durante a recuperação….
IMG_2367

Tragédia

Marcos Aurélio Nascimento Cunha, de 6 anos, foi atingido por um disparo de espingarda bate-bucha…