Com 11 votos a favor, um contra e uma ausência, a Câmara de Vereadores de União aprovou um Projeto do Prefeito de União, Gustavo Medeiros, que autoriza o Município a comprar um casarão no Centro de União no valor de R$800.000,00 (Oitocentos mil reais) e, futuramente, transformar o local em uma biblioteca, um Centro de Formação Pedagógica e um Museu. O mesmo projeto havia sido reprovado em agosto de 2022 quando a votação ficou empatada em 6 a 6.
Agora, o projeto voltou a ser apreciado no legislativo municipal e aprovado. Sobre o trâmite, o Presidente da Câmara, Eduardo Barcelar, explicou que um projeto reprovado em um ano anterior pode entrar, novamente, na primeira sessão do ano seguinte.
Mudaram os votos, em 2023, os vereadores Eduardo Bacelar, Nilza do Sindicato, Professor Marcos, Andersow Jardyel e Didi do Cajueiro. O vereador Feitosa, que também votou contra, desta vez não esteve presente na sessão.
O Clique União perguntou a cada vereador o porquê da mudança.
O Vereador Professor Marcos disse que só explicaria seu voto para a reportagem de forma presencial, mas nosso encontro não foi possível.
Eduardo Barcelar disse que alterou seu voto por conta do volume de recursos que União vai receber através da Educação, com uma previsão já de 2, 5 milhões de reais.
Andersow Jardiel disse que votou a favor dessa vez porque o casarão vai entrar no ranking dos museu. “É um projeto aí do Governo Federal né e União pode receber até dois milhões e meio de reais, e se não tiver o museu não recebe, o dinheiro volta. Então aí foi o investimento de R$ 800 mil e vai vai render para a cidade 2 milhões e meio né, ou mais“, explicou o vereador.
A Vereadora Nilza disse que votou a favor por, agora, entender mais sobre o projeto que se mostra importante para a cidade. “Votei a favor por entender que o projeto é bom para o nosso município e, após ter conversado com historiador que votou em mim e outros…..Pelos o entendimentos dos fatos eu conclui que o projeto era viável para o município. No primeiro momento votei contra por que não tinha entendimento do projeto. Mas hoje eu tenho votei a favor e vou a acompanhar e fiscalizar conclusão da execução“, conta a vereadora Nilza.
Ainda não tivemos retorno do vereador Didi do Cajueiro.
Ramiro Saraiva foi o único parlamentar a votar contra a compra do casarão. “No dia da sessão fui o único a votar contra. Pois existe áreas que necessitam de investimentos que são o básico como saúde, educação e Assistência Social. Pessoas passando fome e outros morrendo sem assistência à saúde“, justificou Ramiro.
Construído nos anos 1920, o Casarão é um dos mais antigos prédios de União, fica localizado na Rua Areolino de Abreu, próximo ao antigo IAPEP, e pertence aos herdeiros de Eudoxio Melo.