Por volta das 23 horas deste domingo (22), um caminhão que faz transporte de cana-de-açúcar, pertencente a uma empresa privada, colidiu e quebrou um poste de energia na localidade Novo Nilo, causando prejuízo aos moradores, na Zona rural de União.
Segundo informações dos moradores, o caminhão, ao passar, acabou quebrando a fiação e estrutura do poste, deixando a população sem energia elétrica por toda a madrugada; a empresa de energia responsável fez o religamento na rua apenas pela manhã.
O poste quebrado fica em frente a um estabelecimento comercial, que teve grande parte de sua mercadoria estragada pela falta de energia. Para a população, a empresa de energia elétrica disse que não pode se responsabilizar pelo poste, portanto o estabelecimento pode continuar sem energia.
A população relata que esse é um acontecimento frequente e que, todos os anos, têm prejuízo por conta dos caminhões.
Segundo uma moradora, foram feitas tentativas de contato com a empresa de transporte de cana-de-açúcar, porém sem sucesso.
A moradora mencionou que a população já pensa em organizar uma manifestação caso a empresa não se responsabilize pelos prejuízos. “A PI 112 será fechada pelos moradores e impediremos a passagem de veículos”, informou uma moradora.
Através de nota enviado ao Portal Clique União, a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em União, a Equatorial PI, se pronunciou reforçando que só pode restabelecer o fornecimento de energia no imóvel, quando a estrutura para instalação do medidor de energia, que é de uma propriedade particular, for reparada.
Nota de Esclarecimento na Íntegra – Equatorial Piauí
A Equatorial Piauí informa que o poste danificado na comunidade Novo Nilo, localizada no município de União, se trata de uma estrutura auxiliar para instalação do medidor de energia, de propriedade particular e total responsabilidade do proprietário do imóvel, seguindo o que regulamenta a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A empresa também comunica que, por questão de segurança, não pode realizar o restabelecimento do fornecimento de energia do imóvel até que a estrutura seja reparada de acordo com as normas técnicas e de segurança definidas pela agência reguladora.
Como não há imagens do caminhão que provocou o estrago, não foi possível identificar à qual empresa de transporte de cana o veiculo presta serviços. Vários produtores de cana de açúcar atuam no Município de União e Miguel Alves.