Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje para crianças e adolescentes

Até o dia 31 de outubro…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_8389

Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar a Caderneta Nacional de Vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em unidades de saúde de todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, neste mês das crianças foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além do repasse de R$ 150 milhões às gestões de saúde locais para organizar as ações nos territórios.

Durante o lançamento da campanha de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a segurança e a eficácia das vacinas utilizadas no país. “Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, meningite ou doenças graves porque, no passado, enfrentaram situações difíceis para vacinar seus filhos”, destacou o ministro.

Vacinas disponíveis

As doses disponibilizadas nesta campanha incluem:

  • BCG
  • Hepatite B
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Poliomielite inativada
  • Rotavírus
  • Pneumocócica 10 valente (conjugada)
  • Meningocócica C / ACWY (conjugadas)
  • Influenza
  • Covid-19
  • Febre amarela
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Varicela
  • DTP
  • Hepatite A
  • HPV

Reforço digital

Para ampliar o alcance da campanha, o Ministério da Saúde fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de atingir 40 milhões de pessoas. No aplicativo, é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, acompanhar a situação vacinal e verificar a previsão de próximas doses em tempo real.

O aplicativo é gratuito e está disponível para web, iOS e Android, sendo necessário possuir conta Gov.br para acesso.

Cobertura vacinal

A campanha faz parte do esforço nacional de recuperação vacinal, que vem apresentando bons resultados nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, houve crescimento de 17% na imunização contra a pólio em crianças menores de dois anos e expansão de 40% na vacinação da tríplice viral.

Além disso, a imunização contra o sarampo será reforçada para pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao aumento de casos na América do Norte, região que concentra 99% dos registros das Américas.

Dia D

O Dia D de mobilização será realizado em 18 de outubro, com horário especial de funcionamento das unidades de saúde em todo o país. Segundo o ministro Padilha, a data será estratégica para alcançar localidades com maior concentração de crianças e garantir a proteção completa da população.

“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, mas o 18 de outubro será uma oportunidade estratégica para mobilizar e proteger todas as crianças”, afirmou.

Compartilhe!

Veja também
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
ff9119b4-6155-4d9e-af57-a944496f138e

Eleições 2026

Reforço no efetivo será empregado durante o primeiro turno, neste domingo (4)…
WhatsApp Image 2026-10-01 at 12.23.20

TRÂNSITO

O SAMU chegou a ser acionado, mas a vítima já estava em óbito….
Matérias relacionadas
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…

IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…