Durante a solenidade em alusão ao Dia de Tiradentes, realizada nesta terça-feira (22), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina, o Tenente-Coronel Marcos Lima, Comandante do 26° Batalhão da PM em União, foi condecorado com a Medalha de Tempo de Serviço – honraria entregue aos policiais que dedicam décadas de suas vidas à corporação. O oficial recebeu a medalha referente a 30 anos de serviços prestados à segurança pública piauiense.
A cerimônia marcou as comemorações pelo Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, do comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, além de diversas autoridades civis e militares.
Durante o evento, a Polícia Militar do Piauí também foi contemplada com novos equipamentos e seis viaturas, como parte de um investimento estratégico de R$ 8,5 milhões, voltado ao fortalecimento das forças de segurança. O reforço inclui 250 coletes balísticos, 5.053 espargidores de gás, 154 armas de eletrochoque (tasers) e duas mil capas de chuva — itens que vão contribuir com a atuação mais segura e humanizada dos policiais, conforme destacou o comandante-geral.
A programação contou ainda com o tradicional desfile da tropa e a entrega de mais de 1.180 medalhas a oficiais e praças da corporação. De acordo com o coronel Scheiwann Lopes, a distribuição das condecorações foi feita de forma mais humanizada e democrática, com um pelotão simbólico representando os agraciados. “Essa honraria é registrada nos assentamentos funcionais e conta pontos importantes para a progressão na carreira. Isso também é valorização profissional”, ressaltou o comandante.
A condecoração do Tenente-Coronel Marcos Lima representa o reconhecimento à trajetória de três décadas dedicadas à segurança pública, especialmente à frente de batalhões que atuam diretamente na proteção da sociedade piauiense, como é o caso do 26° BPM, com sede em União.