A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será amarela. Em novembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1.
Com a mudança, o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos e passa a pagar R$ 1,885. A redução ocorre após dois meses consecutivos de bandeira vermelha e após o período mais crítico registrado em agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh.
Segundo a Aneel, o cenário para dezembro é de melhora nas condições de geração de energia, impulsionado pelo início do período chuvoso no país. As previsões indicam que as chuvas devem ser superiores às de novembro na maior parte do território nacional, embora ainda fiquem abaixo da média histórica para o mês.
Apesar da melhora, a Agência destaca que o acionamento das termelétricas continua essencial para atender à demanda. A Aneel também reforça que a geração solar permanece limitada por sua característica intermitente, sem fornecimento contínuo, principalmente à noite e nos horários de maior consumo.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).
- Bandeira verde: sem cobrança adicional.
- Bandeiras amarela e vermelha: acréscimos aplicados a cada 100 kWh consumidos, conforme a necessidade de acionar fontes mais caras, como termelétricas.






