A conta de energia elétrica vai continuar sem cobrança adicional no mês de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (27), que a bandeira tarifária seguirá verde em todo o país.
Na prática, isso significa que os consumidores continuam pagando apenas o valor normal da energia, sem aquele custo extra que aparece em outras bandeiras.
Segundo a Aneel, a decisão foi possível por causa das chuvas registradas em março, que ajudaram a manter bons níveis de água nos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, a geração de energia fica mais barata e não há necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo mais alto.
Como funciona o sistema?
Criado em 2015, o sistema de bandeiras indica o custo da produção de energia no Brasil. Ele funciona como um alerta:
• Bandeira verde: sem taxa extra
• Bandeira amarela: custo adicional moderado
• Bandeira vermelha: conta mais cara
Mesmo com o cenário positivo, a recomendação continua a mesma: usar energia com consciência e evitar desperdícios.











