A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última quarta-feira (24) que a bandeira tarifária para o mês de maio será amarela. Com isso, os consumidores passarão a pagar um valor adicional na conta de energia elétrica, incluindo o Piauí.
Segundo a agência, a mudança ocorre por causa da redução das chuvas no país, cenário comum neste período de transição entre a estação chuvosa e o período seco. Com menos água nos reservatórios, há diminuição na geração de energia pelas hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
De acordo com a Aneel, o acréscimo será de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde janeiro, estava em vigor a bandeira verde, sem cobrança extra, devido às condições favoráveis de geração de energia, com níveis satisfatórios nos reservatórios das hidrelétricas.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As cores indicam quanto está custando produzir a energia consumida nas residências, comércios e indústrias.
A cada mês, o Operador Nacional do Sistema Elétrico reavalia as condições de operação do sistema e define a estratégia de geração para atender à demanda, o que influencia diretamente na definição da bandeira.
Além da bandeira amarela, o sistema prevê outras classificações. Na bandeira vermelha patamar 1, o custo adicional é de R$ 4,46 a cada 100 kWh. Já no patamar 2, o valor sobe para R$ 7,87 no mesmo consumo.









