Nos últimos dois meses, moradores de União vêm relatando aumento considerável nas contas de energia elétrica. A redação do Clique União recebeu diversas mensagens de consumidores surpresos com o valor cobrado nos últimos talões, alguns dos quais relatam ter recebido até duas faturas com vencimento no mesmo mês.
Uma moradora relatou que sua conta veio cerca de 30% mais barata em comparação ao mês anterior, mas destacou que a leitura foi feita seis dias antes do habitual. Outro consumidor informou que, mesmo com uma diferença de apenas cinco dias no novo ciclo de leitura, o valor da fatura saltou de R$ 100 para R$ 240. Em vários casos, os clientes receberam dois talões com valores diferentes, porém com datas de vencimento muito próximas — ambos no mesmo mês.
As queixas se espalharam por diversos bairros, incluindo o residencial Santa Helena. Em tom de indignação, uma das mensagens diz: “Tá vindo um absurdo de caro. Esse povo tão roubado demais.”
Diante da repercussão, o Clique União procurou a Equatorial Piauí, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado. Em nota de esclarecimento, a empresa informou que está promovendo uma mudança nas rotas de leitura dos medidores, conforme diretriz da Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo a Equatorial, o objetivo é oferecer um serviço de faturamento mais eficiente e pontual.
Com a alteração, os ciclos de leitura passaram a variar entre 15 e 47 dias. Isso significa que, em determinados meses, a conta pode vir com um período de consumo mais longo do que o habitual — o que justificaria os aumentos nos valores cobrados.
“Para alguns clientes, a conta de luz do último ciclo contou com uma maior quantidade de dias do que o ciclo normal. Assim, há reflexo no total faturado e o valor será superior ao que o cliente costuma pagar mensalmente, mas alinhado com o consumo compatível ao período que está sendo faturado”, diz a nota.
Questionada sobre a expectativa para os próximos meses, a Equatorial afirmou: “O próximo [talão] é pra ser a menos, porque esse foi com dias a mais. Aí no seguinte, normaliza a quantidade de dias.”
A recomendação da empresa é que os consumidores acompanhem o consumo mensal e, em caso de dúvidas, entrem em contato com os canais oficiais da distribuidora para esclarecimentos: 0800 086 0800.