A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reforçou o alerta para os cuidados de prevenção e combate à dengue em todo o estado. A orientação é que municípios e população intensifiquem as ações para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente neste período de maior incidência da doença.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Dirceu Campêlo, o fim do período chuvoso historicamente provoca aumento nos casos de dengue no Piauí, o que exige ainda mais atenção da população com possíveis locais de água parada dentro e fora das residências.
“Há uma incidência maior de dengue nesse período, então isso serve principalmente para a gente fazer o dever de casa e evitar água parada, evitar o criatório do mosquito”, destacou o secretário.
Além de pneus, terrenos baldios e caixas d’água, as autoridades também chamam atenção para recipientes domésticos e aparelhos que podem acumular água, como bandejas de ar-condicionado, climatizadores e sistemas de drenagem sem manutenção adequada.
A Sesapi também orienta que pessoas com sintomas compatíveis com dengue procurem atendimento médico logo nos primeiros sinais da doença. Entre os sintomas estão febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e mal-estar.
“O atendimento médico deve ser na Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para ser atendido por um médico ou pela equipe de saúde da família. O paciente também pode utilizar o programa Piauí Saúde Digital para ter acesso ao médico ali 24 horas na palma da mão”, afirmou Dirceu Campêlo.
O Piauí já registra milhares de casos prováveis da doença em 2026. O estado também confirmou recentemente a quarta morte por dengue neste ano, aumentando o alerta das autoridades de saúde para a necessidade de prevenção e cuidados diários no combate ao mosquito.






