Data especial

Dia do Agente de Saúde: conheça a importância desses profissionais para a comunidade

4 de outubro, Dia do Agente Comunitário de Saúde…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

WhatsApp Image 2026-10-03 at 09.12.01

No Dia do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro, a história desses profissionais reforça que cuidar da saúde vai muito além do atendimento médico. É acompanhar, orientar, identificar riscos e também garantir condições adequadas para que as pessoas possam viver com mais saúde. 

Antes de chegar à unidade de saúde, a prevenção acontece nas casas, nas ruas e no cotidiano das comunidades. É nesse território que agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais de saneamento atuam de diferentes formas, mas com um mesmo propósito: cuidar das pessoas.

Segundo a empresa Águas do Piauí, em todo o Piauí e em Timon (MA), os profissionais das Águas de Timon, Águas de Teresina e Águas do Piauí atuam em diferentes territórios e ajudam a mostrar, na prática, como água tratada, coleta e tratamento de esgoto e condições adequadas do ambiente fazem parte de uma rede de proteção à saúde: “Nosso trabalho ajuda a evitar contaminações, doenças e a manter um ambiente seguro em cada residência“, explica o agente de saneamento, José da Silva.

A prevenção é justamente um dos pilares do trabalho dos agentes comunitários. Ao acompanhar de perto as famílias, esses profissionais orientam sobre cuidados de saúde, identificam situações de risco e ajudam a evitar que problemas simples evoluam para doenças: “Quando eu faço um bom trabalho de prevenção e dou uma boa assistência às pessoas, evito que elas adoeçam com frequência. Quando uma água é bem tratada, evita que essas pessoas cheguem até a UBS procurando por serviço médico”, comenta o agente comunitário de saúde Samuel Teles de Sousa.

Essa relação fica ainda mais evidente no trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, que percorrem as comunidades em busca de situações que possam favorecer a proliferação de vetores e o surgimento de doenças.

Para a agente de endemias Ana Lima, a falta de saneamento pode criar condições que dificultam esse trabalho. “As pessoas que não têm acesso à questão do esgoto e saneamento podem trazer risco para o meu trabalho, porque as águas são lançadas em via pública e podem acumular através do mato, de um plástico, de um copo descartável, de uma tampa de refrigerante, e isso pode contribuir para o desenvolvimento do mosquito da dengue”, relata.

*Com informações da Ascom Águas do Piauí

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2026-10-03 at 08.58.06

TRADIÇÃO

De 6 a 16 de outubro…
d557a32e-6867-4c7d-b008-f4038c825357
Confira os confrontos!…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
ff9119b4-6155-4d9e-af57-a944496f138e

Eleições 2026

Reforço no efetivo será empregado durante o primeiro turno, neste domingo (4)…
Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2026-10-03 at 08.58.06

TRADIÇÃO

De 6 a 16 de outubro…
d557a32e-6867-4c7d-b008-f4038c825357
Confira os confrontos!…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
ÚLTIMAS
Criado a 23 horas atrás
Criado a 2 dias atrás
Criado a 2 dias atrás