Tradicionalmente, o Dia do Vaqueiro é comemorado na cidade de União no dia 29 de agosto, data e local onde ocorreu a primeira passeata de vaqueiros do Brasil. Atualmente, essa data é oficialmente reconhecida como o Dia Nacional do Vaqueiro.
De acordo com o historiador Danilo Reis, a importância do Dia do Vaqueiro começou a crescer a partir de uma procissão realizada pelos profissionais do município em 1944. Foi também em União que surgiram, anos depois, o primeiro coral e a primeira associação de vaqueiros do país.
Durante muitos anos, o evento foi organizado por Chico Teófilo, considerado a maior figura da tradição na cidade e um dos principais nomes do país. Chico Teófilo faleceu em 2019, vítima de câncer de próstata. Atualmente, um de seus filhos lidera a associação que representa os vaqueiros.
A celebração faz parte das festividades em honra ao co-padroeiro do município, São Raimundo Nonato. Pela manhã, os vaqueiros participam de uma passeata pelas ruas da cidade até a igreja, onde é celebrada a missa em homenagem aos vaqueiros. Em seguida, ocorre uma nova procissão até o parque de vaquejada para o almoço, o torneio e a festa dançante.
Acompanhe mais detalhes na reportagem: