Connect with us

Cidades

Empresa Translopes encerra atividades

Redação

No último dia 31 de outubro deste ano de 2018, a empresa de ônibus Translopes encerrou suas atividades. Foram 18 anos fazendo linha nas cidades de Teresina, União, Miguel Alves, Porto e Lagoa Alegre.

Ela foi criada nos anos 2000, após a separação dos herdeiros da antiga Zuca Lopes, que operou até meados de 2001.

A Zuca Lopes foi uma das empresas mais tradicionais de viagem do Piauí e Maranhão que, após passar a ser Translopes, manteve a frota de ônibus com modelos antigos, o que chamava a atenção, principalmente dos busólogos, admiradores de carros clássicos.
Durante muito tempo, as reclamações dos usuários da Translopes pelas más condições de viagens eram constantes.

A Empresa encerrou suas atividades devido a problemas administrativos e financeiros, e as linhas foram substituídas em 16 de julho de 2018 pela Arêa Leão e Viação 7, depois de manifestação de unionenses, no mês de fevereiro deste ano, em busca de melhorias na qualidade dos transportes públicos e contra o aumento das passagens.

O Portal Clique União apoiou a população que reivindicava e ofereceu cobertura do manifesto em tempo real, no seu site e nas redes sociais. Recentemente, (01/11), a Arêa Leão começou a atender também a cidade de Miguel Alves.

Em fevereiro deste ano, houve uma manifestação popular contra o aumento de passagens de ônibus e vans alternativas que fazem linha da cidade para Teresina.

Durante a manhã do dia 06/02, um grupo de cerca de 20 pessoas se concentraram próximo à ponte da Localidade São Felipe, zona rural de União, na PI 112, que liga o município à capital do Estado.

Ao obstruírem a via da estrada utilizando pneus, troncos de árvores, fogo e objetos diversos, o número de participantes cresceu. Cerca de 400 pessoas se uniram à causa, mas apenas um número de 100 manifestantes mostraram-se ativos no lugar, dentre eles, moradores da região, estudantes, trabalhadores e unionenses, em geral.

O manifesto foi organizado através de redes sociais e conseguiu chamar a atenção da imprensa local e de Teresina. Importantes meios de comunicação, como TV, portais de notícias e jornais impressos estiveram presentes, conferindo o protesto. Os populares também pedem melhorias no sistema de transporte público da cidade.

Vans, ônibus e demais veículos foram impedidos de trafegar no trecho da PI, sendo esta liberada apenas em casos extremos de necessidade.

A partir daí, a comissão responsável pelo protesto vêm tendo constantes reuniões com a SETRANS em busca de melhorias. A empresa Transfurtado chegou a fazer viagens entre União-Teresina, durante 5 meses em uma medida temporária e, agora, a Arêa Leão chega para ficar em definitivo na cidade, acabando com um monopólio existente há dezenas de anos pela Translopes.

Com informações do SportBus Piauí/Maranhão

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques4 dias atrás

IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na conta única até o dia 31 de maio

O IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na cota única até o dia 31 de maio. O objetivo...

Destaques4 dias atrás

Eleições 2024: prazo para troca de local de votação termina em 8 de maio

Processo pode ser feito inteiramente online, através da plataforma Título Net, do TSE.

Destaques5 dias atrás

Prefeitura de Lagoa Alegre divulga Concurso Público com 68 vagas

A Prefeitura de Lagoa Alegre anuncia a realização de um novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 68 para profissionais...

Miguel Alves5 dias atrás

Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Miguel Alves

A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação...

Destaques5 dias atrás

Segunda revisão gratuita para inscritos no Concurso Público Nacional Unificado acontece neste domingo (21)

No Piauí, mais de 50 mil aspirantes a cargos públicos terão uma ferramenta valiosa na preparação para o Concurso Público...

Geral6 dias atrás

Benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica é garantido para pessoas com autismo

O “Abril Azul” foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar e dar visibilidade ao...

Destaques6 dias atrás

Cartório de União passará a emitir documento digital para quem quer ser doador de órgãos

Os cartórios do Piauí estão emitindo, a partir dessa semana, um documento eletrônico que permite a oficialização da vontade das...

Geral6 dias atrás

Atacadão Lays, agora, faz parte do Grupo Passarinho

O Atacadão Lays, o maior e mais espaçoso no ramo de supermercado em União, agora, pertence ao Grupo Passarinho. O...

Destaques6 dias atrás

Piauí registra sexta morte por dengue

A Secretaria Estadual de Saúde, a Sesapi, informou, através do seu painel temático sobre a doença, que o Piauí registrou...

Miguel Alves7 dias atrás

Moradores reclamam de rua sem iluminação pública no Centro do Designo

Cerca de vinte famílias que vivem na Rua das Capoeiras, na localidade Centro do Designo, zona rural de Miguel Alves,...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas