Search
Close this search box.
logomarca com slogan

Empresa Translopes encerra atividades

Reportagem Clique União

Compartilhe!

TransLopes (4)

No último dia 31 de outubro deste ano de 2018, a empresa de ônibus Translopes encerrou suas atividades. Foram 18 anos fazendo linha nas cidades de Teresina, União, Miguel Alves, Porto e Lagoa Alegre.

Ela foi criada nos anos 2000, após a separação dos herdeiros da antiga Zuca Lopes, que operou até meados de 2001.

A Zuca Lopes foi uma das empresas mais tradicionais de viagem do Piauí e Maranhão que, após passar a ser Translopes, manteve a frota de ônibus com modelos antigos, o que chamava a atenção, principalmente dos busólogos, admiradores de carros clássicos.
Durante muito tempo, as reclamações dos usuários da Translopes pelas más condições de viagens eram constantes.

A Empresa encerrou suas atividades devido a problemas administrativos e financeiros, e as linhas foram substituídas em 16 de julho de 2018 pela Arêa Leão e Viação 7, depois de manifestação de unionenses, no mês de fevereiro deste ano, em busca de melhorias na qualidade dos transportes públicos e contra o aumento das passagens.

O Portal Clique União apoiou a população que reivindicava e ofereceu cobertura do manifesto em tempo real, no seu site e nas redes sociais. Recentemente, (01/11), a Arêa Leão começou a atender também a cidade de Miguel Alves.

Em fevereiro deste ano, houve uma manifestação popular contra o aumento de passagens de ônibus e vans alternativas que fazem linha da cidade para Teresina.

Durante a manhã do dia 06/02, um grupo de cerca de 20 pessoas se concentraram próximo à ponte da Localidade São Felipe, zona rural de União, na PI 112, que liga o município à capital do Estado.

Ao obstruírem a via da estrada utilizando pneus, troncos de árvores, fogo e objetos diversos, o número de participantes cresceu. Cerca de 400 pessoas se uniram à causa, mas apenas um número de 100 manifestantes mostraram-se ativos no lugar, dentre eles, moradores da região, estudantes, trabalhadores e unionenses, em geral.

O manifesto foi organizado através de redes sociais e conseguiu chamar a atenção da imprensa local e de Teresina. Importantes meios de comunicação, como TV, portais de notícias e jornais impressos estiveram presentes, conferindo o protesto. Os populares também pedem melhorias no sistema de transporte público da cidade.

Vans, ônibus e demais veículos foram impedidos de trafegar no trecho da PI, sendo esta liberada apenas em casos extremos de necessidade.

A partir daí, a comissão responsável pelo protesto vêm tendo constantes reuniões com a SETRANS em busca de melhorias. A empresa Transfurtado chegou a fazer viagens entre União-Teresina, durante 5 meses em uma medida temporária e, agora, a Arêa Leão chega para ficar em definitivo na cidade, acabando com um monopólio existente há dezenas de anos pela Translopes.

Com informações do SportBus Piauí/Maranhão

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas