A Escola de Artes JP lançou o média-metragem As Aventuras de Amélia, como parte do projeto No Nordeste Tudo Vira Festa. O projeto é inspirado no livro Nordeste Tudo Vira Festa, escrito pelo professor Jesus Fernandes — o “Pelé” — também lançado na mesma data, no último dia 05 de dezembro, no Centro Cultural de União. O média-metragem foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí. Em breve, o filme estará disponível no YouTube.
O enredo acompanha a história de Amélia (Dayse Vitória), uma menina que parte em busca do reino encantado do Nordeste. Expulsa de casa pela tia Malvina (Valdene Tavares), e sem ter para onde ir, ela inicia uma jornada marcada por perseverança e fé. Ao longo dessa aventura, Amélia encontra várias pessoas que a ajudam em sua busca, como Gonzaga (Osires Alves), Nossa Senhora (Raimunda Araújo), o vaqueiro Wellington Jefferson, Lampião e Maria Bonita (Rodrigo Mota e Taynara Gomes), o cachaceiro Tunico (Antônio Paz), o moço Mundico (Henagio Sampaio), Januária (Gardenia Bacelar), além dos pássaros Assum Preto e Sabiá (Maria Eugênia e Emyle Sofia). A jornada é repleta de conflitos, mas, com a ajuda de todos, Amélia consegue encontrar o reino encantado do Nordeste e ali vive sua felicidade.
A obra, toda produzida em solo unionense, tem direção e adaptação de texto de Jesus Fernandes Sousa (Professor Pelé), com imagens e som de Brígido Neto. A revisão de texto ficou a cargo de Luzineide Maria Castro, e os efeitos especiais também são de Brígido Neto. A trilha sonora foi composta por Irla Milena.