Na manhã desta segunda-feira (22), alunos do 6º ano da Escola José Ricardo de Sousa, em Divinópolis, participaram de uma palestra sobre a conscientização contra maus-tratos a animais. A atividade reuniu cerca de 38 estudantes e aconteceu na sala de aula.
O palestrante convidado foi Cléverson Rodrigues, vice-presidente do Grupo Vitório, entidade que atua na proteção animal em União. Durante a explanação, ele destacou a importância do respeito aos animais e falou sobre a realidade de casos de abandono e violência registrados no município.
A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela acadêmica unionense Maria Cristina, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No 6º período da graduação, Maria Cristina idealizou o projeto ainda no início de 2025, motivada pela sua defesa da causa animal.
Segundo a acadêmica, a proposta tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes sobre a crueldade dos maus-tratos e a necessidade de cuidado e responsabilidade com os animais. “Quis trazer esse debate para dentro da escola porque acredito que a conscientização deve começar desde cedo. É um tema que me toca muito e que faz parte do trabalho do Grupo Vitório, que sempre admirei”, afirmou.
O projeto faz parte das atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes da UFPI no período chamado Tempo Comunidade, quando eles levam ações práticas e educativas para diferentes espaços sociais.
Veja mais fotos:

















