Com palestras, aulas de campo e atividades práticas de plantio, estudantes de União participaram ao longo da semana de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais durante a programação da Semana do Meio Ambiente.
As atividades tiveram início no dia 1º de junho, com uma aula de campo para alunos da Escola Cívico-Militar Murilo Braga em áreas de proteção ambiental do município. Ao longo da semana, também foram realizadas palestras, oficinas de reciclagem, plantio de mudas e ações educativas voltadas para diferentes públicos.
O encerramento oficial da programação ocorreu na sexta-feira, 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na Escola Professor Antônio Rocha, alunos do 4º e 5º ano participaram de palestras sobre resíduos hospitalares e lixo eletrônico, promovidas em parceria com o Grupo MP3 (Movimento pela Paz na Periferia).
O Grupo MP3 é uma instituição social e cultural atuante em Teresina há mais de duas décadas. O projeto desenvolve ações voltadas à capacitação de jovens, à reciclagem e à inclusão social por meio de cursos gratuitos, contribuindo para a conscientização ambiental e social de crianças e adolescentes.
Já neste sábado, 6 de junho, a Escola Professor Antônio Rocha realizou uma atividade prática de plantio de mudas de abóbora, dando início a um projeto educacional que permitirá aos estudantes acompanhar todas as etapas do desenvolvimento das plantas, desde o plantio até a colheita.
A iniciativa é coordenada pelo professor Disraeli Rocha, filho do professor Antônio Rocha, que dá nome à instituição de ensino. O projeto envolve estudantes do Grupo de Amigos da Ciência e da Amizade e tem como principal objetivo despertar o interesse das crianças pela ciência por meio de experiências práticas, ao mesmo tempo em que incentiva valores relacionados à cidadania e à preservação ambiental.
Segundo o coordenador, os alunos aprenderão, na prática, como as plantas se desenvolvem e produzem as substâncias necessárias para seu crescimento. Além do acompanhamento da horta, o projeto contará com palestras e atividades educativas realizadas quinzenalmente, sempre aos sábados, das 8h30 às 11h.
Como parte da iniciativa, os estudantes receberão cadernos nos quais registrarão observações, descobertas e informações adquiridas durante os encontros. O material funcionará como uma espécie de diário científico, acompanhando toda a trajetória do projeto. Ao final das atividades, os alunos que demonstrarem maior dedicação e cuidado com seus registros poderão receber uma premiação.
De acordo com o diretor da escola, Naylson Soares, a Semana do Meio Ambiente foi marcada por diversas ações de conscientização voltadas aos estudantes. Para ele, o projeto coordenado por Disraeli Rocha representa uma importante oportunidade de trabalhar a ciência de forma prática, despertando a curiosidade e ampliando o conhecimento das crianças por meio da observação e da experimentação.






















