Iniciou nesta sexta (11), o XXIII Festival de Folguedos de União, “Sol Nascente: O resgate da Tradição”. Com decoração temática, comidas típicas, apresentações de grupos de danças, bois, quadrilhas, bandas de forró, a primeira noite reuniu um grande público que foi prestigiar os espetáculos ao lado da Igreja Matriz.
As quadrilhas locais e das escolas mostraram toda desenvoltura, animando o público e promovendo cultura. Elas concorreram nas duas categorias. A Junina Nação Nordestina ficou em segundo lugar das escolas, com 227 pontos e a Lumiar do Barão ficou em primeiro lugar com 232,6 pontos.
Já na categoria principal, Junina Local, os jurados disseram que a pontuação foi bastante apertada e a grande vencedora foi a quadrilha Guerreiros da Paz, com 234,3 pontos, quebrando um tabu do Festival Unionense, onde, por muito tempo, era predominado por grupos campões de dentro da cidade.
O grupo Guerreiros da Paz oriundo da localidade Monte Castelo, foi ovacionado pelo público e representou com brilho a força da cultura junina do município. O espetáculo contou a história de superação e renascimento do personagem Ojuara, em busca de novos caminhos, arrancando aplausos e encantando a plateia. Com 16 anos de trajetória, os Guerreiros da Paz têm se reinventado para manter viva a tradição junina. Atualmente, a quadrilha reúne jovens de diversas comunidades de União e região, como David Caldas, Lagoa do Governo, Gameleira e Oriundo. Essa união de talentos tem fortalecido o grupo, que se firma como uma das potências do interior piauiense nas competições.
VOCÊ PODE CONFERIR A APRESENTAÇÃO DA GUERREIROS DA PAZ, NA ÍNTEGRA, NO INSTAGRAM DO CLIQUE UNIÃO (@cliqueuniao), ONDE FIZEMOS UMA LIVE DO ESPETÁCULO.
Já a Mexe-Mexe, com 234,2 pontos, apresentou o tema “Eita, Reisado!”, que encantou o público com uma apresentação que mistura tradição, alegria e cores típicas do São João nordestino.
Para a segunda noite, estão previstas as seguintes apresentações, segundo a organização:
Sábado (12)
- Boi Brilho da Lua (abertura)
- Junina Fulô de Mandacaru (Lagoa Alegre)
- Junina Arco-Íris do Cangaço (Coelho Neto – MA)
- Junina Marruás (Porto – PI)
- Junina Chapadão do Corisco (Teresina – PI)
- Junina Coração Nordestino (Teresina – PI)
- Junina Chapéu de Palha (Teresina – PI)
A noite termina com os shows de Saborear e Halysson Balada de Luxo.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA PRIMEIRA NOITE:






































