Na segunda-feira, 28, um incêndio, que durou horas, consumiu a vegetação de um terreno particular e o lixo acumulado às margens do Rodoanel, na saída para Miguel Alves, ao lado de um posto de combustíveis. A fumaça dificultou a visibilidade de quem passava pelo local e encobriu residências nas proximidades. Por volta das 16h30, o Clique União registrou a situação no local (vídeo disponível ao final da matéria).
“Aqui é muito bom, mas todo ano vivemos esse problema. A gente falta morrer; cuido de meu marido idoso, adoentado, e de um filho especial. Tem hora que a gente fica sem conseguir respirar“, relata uma idosa que mora nas proximidades.
De acordo com moradores, o fogo começou antes do meio-dia. Com o vento, as chamas se alastraram durante a tarde, atingindo o outro lado da rodovia, e só foram controladas no início da noite por populares, a fim de evitar que chegasse a um local de criação de animais.
Em 2023, o Município de União anunciou a criação de uma brigada de incêndio, mas a população não tem conseguido acionar o serviço. Em duas oportunidades, o Clique União tentou contato com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Wilson Viana, em busca de informações sobre o funcionamento da brigada e como a população pode acioná-la, mas o secretário ignorou e não respondeu aos questionamentos.