O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) poderão ser feitas entre os dias 14 e 25 de julho de 2025. A prova será aplicada em 26 de outubro deste ano.
“Atenção, professores! A Prova Nacional Docente vem aí e é mais uma oportunidade de buscar uma vaga por concurso em milhares de redes de ensino pelo Brasil”, afirmou o ministro pelas redes sociais.
Isenção da taxa
O pedido de isenção da taxa de inscrição poderá ser feito entre os dias 30 de junho e 4 de julho, e o período de recurso vai de 7 a 11 de julho, com o resultado final divulgado no dia 14 de julho.
O valor da taxa ainda será divulgado em edital próprio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Adesão dos gestores
As redes públicas de ensino (municipais, estaduais e do Distrito Federal) poderão aderir voluntariamente à PND até domingo, 15 de junho. As redes interessadas em usar os resultados da PND como mecanismo único ou complementar para seleção de professores têm até o dia 25 de junho para cadastrar seus editais próprios de seleção.
Objetivo da PND
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca estimular concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino. Segundo o MEC, a seleção de professores ocorre, em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.
Regras da prova
O Inep publicou a Portaria nº 399/2025, que define as regras para a realização anual da Prova Nacional Docente. A PND não constitui um concurso público, mas subsidiará concursos e seleções conduzidos pelos entes federativos.
Os resultados serão apresentados em boletim individual, com a pontuação alcançada e o nível de desempenho correspondente.
Estrutura da prova
A PND terá a mesma estrutura da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, voltada aos concluintes de cursos de formação de professores. O Enade das Licenciaturas teve sua primeira edição em 2024 e será aplicado novamente no dia 26 de outubro de 2025.
Quem pode participar
Podem participar da PND:
- Estudantes concluintes de cursos de formação de professores inscritos no Enade das Licenciaturas;
- Demais cidadãos interessados em participar de concursos ou processos seletivos para professores.
Cronograma da Prova Nacional Docente – 2025
- Adesão das secretarias de Educação: até 15 de junho
- Cadastro de edital pelos entes federativos: até 25 de junho
- Pedido de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
- Recurso da isenção: 7 a 11 de julho
- Resultado do recurso da isenção: 14 de julho
- Inscrição dos candidatos: 14 a 25 de julho
- Solicitação de atendimento especializado: 14 a 25 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
- Aplicação da prova: 26 de outubro
- Divulgação do gabarito e padrão de resposta: 11 de novembro
- Resultado final: 10 de dezembro.
Informações da Agência Brasil