A Prefeitura de União iniciou a instalação de câmeras de monitoramento em pontos do município com o objetivo de identificar e coibir crimes ambientais, principalmente o descarte irregular de lixo em vias públicas. Neste primeiro momento, a fiscalização terá atenção especial na região do Rodoanel.

Em entrevista ao Portal Clique União, o prefeito Gustavo Medeiros afirmou que a proposta faz parte de um projeto antigo voltado para a implantação de uma “cidade inteligente”, com monitoramento em diferentes áreas da cidade.

“Essa ideia já é antiga e há muito tempo sonho com a cidade inteligente. É uma necessidade e teremos câmeras de segurança em toda a cidade”, declarou.
Segundo o gestor, o foco inicial será o Rodoanel, área utilizada por moradores para caminhadas, corridas e outras atividades físicas, mas que também registra descarte irregular de lixo em vários trechos.
“O ponto mais importante agora é a região do Rodoanel, porque as pessoas insistem em jogar lixo lá”, afirmou.

De acordo com Gustavo Medeiros, o Rodoanel possui cerca de 4,7 quilômetros e a prefeitura já identificou cinco pontos utilizados para o descarte irregular de resíduos. Inicialmente, duas áreas consideradas mais críticas foram escolhidas para receber o monitoramento.

O prefeito informou ao Clique União que as câmeras ainda não foram concluídas, mas já estão em fase de instalação.
“Definimos os dois locais e estamos solucionando questões como alimentação com energia elétrica. Em um dos pontos vamos ter que usar energia fotovoltaica”, explicou.
Gustavo Medeiros informou ainda que existe um projeto separado para implantação de câmeras em escolas do município, mas que a prioridade neste momento é o monitoramento do Rodoanel.
Sobre as punições, o prefeito afirmou que o município possui legislação específica para penalizar os infratores, com base no Plano Diretor, Código de Posturas e Código de Obras.
Inicialmente, quem for flagrado poderá receber advertência. Em casos posteriores, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 50 a R$ 5 mil, além da cobrança pelos custos da retirada do lixo descartado irregularmente.

Mesmo com placas instaladas ao longo do Rodoanel informando a proibição do descarte de lixo, o problema continua sendo registrado na região. Em alguns pontos, há acúmulo de resíduos justamente em frente às sinalizações, indicando que a orientação vem sendo ignorada por parte da população.
ASSISTA A MATÉRIA EM VÍDEO:














