PREVENÇÃO

Mais de mil unionenses realizaram exames durante o “Novembro Azul”

É preciso lembrar que o homem deve cuidar da saúde o ano todo e que o exame PSA também é realizado em mulheres….

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

WhatsApp Image 2024-12-03 at 08.16.29 (2)

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de União, mais de mil pessoas realizaram coletas de exames de PSA sanguíneo, um dos procedimentos de rastreio para o câncer de próstata durante a campanha “Novembro Azul”. Apesar de bons números, é preciso lembrar que o homem deve cuidar da saúde o ano todo e que o exame PSA também é realizado em mulheres.

“As equipes de estratégia de saúde da família intensificaram as atividades voltadas para o homem, com palestras, rodas de conversas e atividade física e também coleta de PSA“, informou Amanda Fonseca, coordenadora de atenção primária em saúde.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com esse tipo de câncer todos os anos. Portanto, é necessário ter atenção à forma de prevenção, que inclui a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado e evitar o fumo e bebidas alcoólicas. Para iniciar o acompanhamento, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para ter o devido cuidado com a sua saúde.

“Homens, atenção! Se na sua família existe alguém que já tenha tido câncer de próstata, você deve começar o exame preventivo mais cedo, a partir de 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, você pode começar aos 50 anos. Esses exames mais indicados são o exame de toque retal e a análise sanguínea de PSA. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz”, orienta Elaine Melo, Secretária Municipal de Saúde.

 

 

Com informações da ASCOM PMU União

 

Compartilhe!

Veja também
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
A81BC06A-9C3B-437A-98F4-58957A3702E6

Empreendedorismo

Atividade será realizada nesta quarta-feira (30), às 18h30, na Secretaria de Desenvolvimento…
IML PI

Homicídio

O crime ocorreu na Baixa de Eventos, durante a madrugada…
IMG_3139

Eleições 2026

Veja o que é permitido no dia da eleição…
IMG_3429

Eleições 2026

Votação em 4 de outubro…
Matérias relacionadas
neonatal-hero

ATENDIMENTO NEONATAL

Equipamentos passam a ser utilizados no cuidado de recém-nascidos, especialmente prematuros e em situação de…
IMG_9698

Saúde

A hanseníase tem cura, e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)…
WhatsApp Image 2024-11-19 at 11.42.14 (2)

FERIADO NACIONAL

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado nacional….
87B1F8A7-52E7-49B9-A202-3B7275BF9FE7

“Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia” é o tema da 8ª…

20201231_090039

Os profissionais da área da Saúde do Município de União tiveram as gratificações retiradas no…

IMG-20201003-WA0131

A cidade de União agora conta com um novo espaço de saúde: a Cuidar Espaço…

ÚLTIMAS
Criado a 15 minutos atrás
Criado a 7 horas atrás
Criado a 19 horas atrás
Criado a 1 dia atrás