Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí já têm as primeiras informações sobre artefatos encontrados, dentro do chão, no Povoado Porto do Designo, zona rural de Miguel Alves. Segundo os Arqueólogos, o material encontrado por trabalhadores na última segunda-feira, 06, durante uma construção, são vasilhas utilitárias reutilizadas como urnas funerárias associadas a povos indígenas de etnia Tupi.
“As vasilhas encontradas são vasilhas de uso para alimentação e tem uso secundário para enterramento. Ou seja, elas não foram feitas para enterrar a pessoa, foram reutilizadas para esta finalidade”, explica Ângelo Alves Corrêa, Professor Doutor em Arqueologia da UFPI.
De acordo com a Universidade, ainda não há datação do material, mas o local é um sítio arqueológico com vestígios pré-coloniais e históricos.
“Constatamos ser um sítio arqueológico que será cadastrado, portanto, é possível que outros vestígios semelhantes sejam encontrados com escavações futuras. Os próximos passos são firmar uma parceria entre prefeitura e universidade para irmos limpar, fazer curadoria e análise sem que os artefatos saiam do município. Isso garantiria a troca de conhecimento entre universidade e a comunidade local“, pontua Ângelo Alves Corrêa.
Ainda segundo a Universidade Federal do Piauí, em Teresina, há outros cinco sítios Tupi, mas é a primeira vez que são encontradas peças inteiras na região do Centro-Norte Piauiense e Leste Maranhense.