Estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico podem receber parcelas por frequência, matrícula, conclusão e participação no Enem
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário oficial de pagamentos do programa Pé-de-Meia referente a 2026. A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio da rede pública que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O programa prevê pagamento de incentivos financeiros ao longo do ano, condicionados principalmente à frequência escolar mínima de 80%. Os estudantes que cumprem esse requisito recebem parcelas mensais de R$ 200. Também há parcela de matrícula no início do ano letivo, pagamento de R$ 1 mil pela conclusão de cada ano do ensino médio e adicional de R$ 200 para quem participar dos dois dias do Enem.
De acordo com o cronograma divulgado, os pagamentos de 2026 começam entre os dias 23 e 30 de março, contemplando a matrícula e a frequência de janeiro. Os repasses seguem de forma escalonada até dezembro, referentes às frequências mensais.
Veja todas as datas:
- Matrícula (parcela única): 23 a 30 de março
- 1ª parcela de frequência: 27 de abril a 4 de maio
- 2ª parcela de frequência: 25 de maio a 1º de junho
- 3ª parcela de frequência: 29 de junho a 6 de julho
- 4ª parcela de frequência: 24 a 31 de agosto
- 5ª parcela de frequência: 21 a 28 de setembro
- 6ª parcela de frequência: 19 a 26 de outubro
- 7ª parcela de frequência: 23 a 30 de novembro
- 8ª parcela de frequência: 21 a 28 de dezembro
- 9ª parcela de frequência: 25 de janeiro a 1º de fevereiro de 2027
- Incentivo Enem e Conclusão (parcelas únicas): 22 de fevereiro a 1º de março de 2027
Em 2027, o calendário prevê pagamentos da frequência de novembro (entre 25 de janeiro e 1º de fevereiro) e da frequência de dezembro, além da parcela de conclusão do ensino médio e do incentivo relacionado ao Enem (entre 22 de fevereiro e 1º de março). Também estão previstas janelas de março a junho de 2027 para pagamento de parcelas residuais após correção de dados pelas secretarias de educação.
Para ingressar no programa em 2026, é necessário que a família do estudante esteja inscrita no CadÚnico até 7 de agosto de 2026. Caso a matrícula seja realizada mais de dois meses após o início das aulas, o estudante perde o direito à parcela de matrícula, mas pode continuar recebendo os demais incentivos se atender aos critérios.
Os valores são depositados em conta digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome do estudante. Menores de idade precisam de autorização do responsável para movimentar a conta.











