Nesta segunda-feira, 18, foram empossados os membros que ficarão à frente do, recém-criado, Conselho Municipal de Política Cultural do Município de União, instituído pela Lei Municipal 666, de 29 de junho de 2016. O grupo de empossados é composto por representantes da sociedade civil, eleitos em audiência pública, e por nomeados pela administração municipal. Eles permanecerão à frente do Conselho de Cultura por dois anos, podendo ser reeleitos ou nomeados por mais dois anos.
O exercício do mandato dos conselheiros é gratuito e considerado como serviço relevante prestado ao Município de União. De forma geral, o papel do Conselho é acompanhar, sugerir e debater ações culturais junto ao poder executivo.
A cerimônia de posse foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e, num segundo momento, os conselheiros foram recebidos pelo gestor municipal de União, na sede da prefeitura.
Durante a cerimônia de posse, o Secretário Municipal de Cultura, François Teófilo, citou como exemplo que o Conselho poderá criar um calendário cultural para o município de União e discutir, além de sugerir, ações para fortalecer a cultura local. No mesmo sentido, o Prefeito Gustavo Medeiros pediu que os membros visitem o futuro espaço cultural de União, que está em obras no prédio do antigo “cibrazem”, e façam sugestões para a melhor adequação do local, de forma que o espaço possa ser propício para um maior leque de expressões culturais.
Confira, no quadro abaixo, os membros do Conselho Municipal até novembro de 2026.
Confira a íntegra do Decreto nº090, de 7 de novembro de 2024 clicando no link DM_5197_230_Uniao_Decreto_090-24_pag_357_241114_110825