Diagnóstico

Ministério da Saúde recomenda teste em todos os bebês para diagnóstico precoce de autismo

Pasta lançou nesta quinta-feira (18) uma nova linha de cuidado para pessoas com TEA…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_6596

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (18) que todos os bebês e crianças entre 16 e 30 meses deverão passar por triagem de autismo durante as consultas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida inclui a aplicação do teste M-Chat, questionário usado para identificar sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que passará a integrar a rotina da atenção primária.

“As medidas são para fortalecer a atenção primária e reforçar a observação, orientar os profissionais de saúde para adoção desses métodos de rastreamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Linha de cuidado para o TEA

De acordo com a pasta, a iniciativa faz parte da nova linha de cuidado para o TEA, que busca ampliar o diagnóstico precoce, antecipar estímulos e oferecer mais apoio às famílias.

“A atuação precoce é fundamental para autonomia e interação social futura”, destacou o ministério em nota oficial.

Sobre o teste M-Chat

Atualmente, existem cerca de 30 instrumentos de triagem disponíveis para identificar sinais de autismo. O mais utilizado é o M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria desde 2017.

O questionário reúne 23 perguntas simples, respondidas por pais ou responsáveis. Por ser autoaplicável, é considerado de fácil uso e apresenta alta capacidade de indicar com precisão casos que necessitam de avaliação mais detalhada.

Registro e acompanhamento

Segundo o Ministério da Saúde, os resultados da triagem passarão a ser registrados na Caderneta de Saúde da Criança, que já conta com versão digital. Dessa forma, pais, responsáveis e profissionais poderão acompanhar o desenvolvimento infantil de forma mais organizada, facilitando o encaminhamento para especialistas sempre que houver sinais de risco.

Prevalência do TEA

As estimativas mais recentes apontam que 1% da população brasileira vive com TEA.

Compartilhe!

Veja também
IMG_7190

Segurança

Medida passa a valer em etapas e busca reforçar a segurança na concessão de benefícios…
WhatsApp Image 2026-06-23 at 10.43.06

CONCURSOS

É necessário curso superior e CNH…
IMG_7178

No Ginásio O Pindungão

Consumidores poderão aproveitar dois dias de ofertas especiais, com produtos de diversos setores e condições…
WhatsApp Image 2026-06-21 at 20.08.55

VIDA

Campanha do Hemopi busca ampliar o número de doadores voluntários durante um dos períodos mais…
5eacce8c-1076-4bdc-9daf-0a39fecbcad0

Veículo furtado

O veículo estava estacionado em frente a uma igreja…
Matérias relacionadas
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….
IMG_5344

Clique Cultura

Artistas e grupos musicais podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio…
36fb35c0-ca8b-4151-be10-7dba1e2dc591

Matéria em colaboração

Uso seguro de itens decorativos e instalações elétricas é fundamental para aproveitar o período de…